A Alphabet, empresa dona do Google, está trabalhando em um robô capaz de realizar atividades do dia a dia, com o diferencial de que essas máquinas contam com recursos de inteligência artificial e habilidades de conversação obtidas por meio de bots de chats virtuais.
O robô, que ainda não está disponível para venda, realiza algumas ações mais simples, como pegar uma lata de refrigerante e limpar a superfície de uma mesa com um pano. Por ser apenas um protótipo, o robô é usado só por funcionários do Google.
O robô conta com o diferencial de responder a comandos indiretos de humanos, ou seja, agir de acordo com uma situação sem precisar ser demandado a fazer algo.
A criação também consegue interpretar comandos falados naturalmente e avaliar quais ações devem ser feitas para realizar o que foi pedido. Nos testes mais recentes, a máquina executou corretamente as ações propostas em 74% das vezes.
"Podemos falar com os robôs e interagir com eles usando linguagem natural, seja por meio de uma interface de bate-papo, seja por meio de uma interface falada, e a interface falada torna a interação muito natural", afirma Vincent Vanhoucke, diretor de pesquisas robóticas do Google.
WATCH: Google is combining the eyes and arms of physical robots with the knowledge and conversation skills of virtual chatbots to help its employees fetch soda and chips from breakrooms with ease https://t.co/NIqlYn6Xbh pic.twitter.com/k2h9Sse8M1
— Reuters (@Reuters) August 17, 2022