Palmas
25º
Araguaína
24º
Gurupi
24º
Porto Nacional
25º
MUNDO PET

Saiba como escolher o brinquedo ideal para o seu bichinho de estimação

24 fevereiro 2024 - 08h55

Quem tem algum bichinho de estimação sabe bem que um bom brinquedo para pet faz toda a diferença na vida dos nossos amiguinhos de quatro patas. Aliás, não se trata apenas de diversão, mas também de cuidado com a saúde física e mental do animalzinho.

Mas com tantas opções disponíveis, como escolher o ideal? Se você também tem essa dúvida, não se preocupe. Neste post, a gente vai abordar tudo o que você precisa saber para fazer a escolha certa, considerando o porte, idade, nível de atividade e preferências do seu pet. Acompanhe!

Qual a importância dos brinquedos para pet?

Como já comentamos no início, os brinquedos são muito mais que entretenimento para os bichinhos. Afinal, eles desempenham um papel fundamental no bem-estar físico e mental dos nossos amigos peludos. Ao brincar, eles se exercitam, ajudando a manter o peso adequado e a saúde cardiovascular.

Ainda há o fato de que os brinquedos auxiliam na estimulação mental, evitando o tédio, a ansiedade e diminuindo comportamentos destrutivos. Ah, também são ferramentas valiosas para fortalecer o vínculo entre o pet e o dono.

E como escolher o brinquedo ideal?

Para acertar na escolha do brinquedo para seu pet, é preciso levar em consideração uma série de fatores. Vamos dividir essa tarefa em duas categorias principais: brinquedos para cachorros e para gatos.

Brinquedos para cachorros

Normalmente, os cães são animais bem versáteis, que podem desfrutar de uma ampla variedade de brinquedos. Entre os mais populares estão as bolas, as cordas, os ossos e os brinquedos interativos.

As bolas são perfeitas para os cães que amam buscar e correr, enquanto os ossos são ótimos para aqueles que adoram roer. Já os brinquedos interativos, como os que escondem petiscos, são ideais para cães inteligentes e que precisam de estímulo mental.

Ao escolher um brinquedo para seu cão, é importante considerar o tamanho do animal — um brinquedo pequeno demais pode ser engolido, enquanto um grande demais pode ser difícil de manusear.

Também deve-se levar em conta a idade e o nível de atividade do cachorro. Filhotes e cães muito ativos geralmente necessitam de brinquedos mais duráveis, que não só permitem gastar energia, mas que também garantem a segurança deles.

Eles devem ser bem resistentes para evitar que se quebrem e o pet acabe engolindo os pedaços.

Brinquedos para gatos

Os gatos são fascinados por brinquedos que simulam presas, como varinhas com penas e ratinhos de brinquedo. As bolas com guizos e os brinquedos impregnados com catnip também são frequentemente bem aceitos pelos felinos.

Além disso, os arranhadores são itens indispensáveis para qualquer gato. Eles satisfazem a necessidade natural de afiar as garras e são uma excelente alternativa para evitar que seu gato arranhe móveis ou outros objetos da casa.

Por sua vez, as torres de atividades proporcionam um espaço onde os gatos podem escalar, se esconder e observar o ambiente, satisfazendo seu instinto felino.

Ao escolher brinquedos para seu gato, é fundamental levar em conta a personalidade do animal. Ou seja, gatos mais reservados podem preferir brinquedos que podem ser usados em momentos de quietude, enquanto os mais brincalhões podem preferir brinquedos que desafiam suas habilidades de caçador.

Escolher o brinquedo para seu pet não precisa ser uma tarefa complicada. Com um pouco de observação e compreensão das necessidades e preferências do seu amigo de quatro patas, você pode proporcionar muitas horas de diversão segura e saudável.

Este conteúdo te ajudou? Compartilhe com seus amigos que tem bichinhos de estimação. Aproveitamos para convidar você para conhecer a VILLA PET em Araguaína onde você encontra brinquedos, medicamentos, alimentos e serviços como banho, tosa e atendimento veterinário para seu pet. 

 

Quer mais dicas como essas? Então, siga a Matsuda nas redes sociais e acompanhe nossas publicações. Estamos no FacebookInstagramYouTube e LinkedIn.