Palmas
21º
Araguaína
26º
Gurupi
22º
Porto Nacional
22º
MUNDO PET

Veterinária dá dicas para ensinar seu cão a fazer xixi no lugar certo

20 abril 2024 - 10h33

Uma das principais preocupações de todo tutor ao trazer um filhote para casa é lidar com o desafio de ensinar rapidamente o animal de atender a fazer suas necessidades no local designado, seja ele um quintal, uma sacada ou um tapete higiênico – conforme a escolha do tutor.

SIGA o Portal O Norte nas redes sociais: FacebookTwitter e Instagram

Muitos tentam seguir conselhos de outros tutores, porém, o ideal é buscar orientação de especialistas em comportamento canino, que possam ensinar o método mais eficaz para que os animais de estimação aprendam a acertar o local desejado. A veterinária comportamental Marcela Barbieri tem abordado esse tema em suas redes sociais e revela três passos que podem ajudar.

1. Treinamento é fundamental!

Contrariando o mito de que os cães aprendem sozinhos onde fazer xixi, Marcela Barbieri destaca a importância do treinamento. Paciência e consistência são essenciais para ensinar o cão a acertar o lugar escolhido para suas necessidades.

2. Reforço positivo, não castigos

A veterinária enfatiza que broncas e castigos não são eficazes para corrigir comportamentos errados. Em vez disso, o reforço positivo, como elogios e recompensas, quando o cão acerta o local para suas necessidades, é a abordagem mais recomendada.

3. Evite confiar em mitos da internet

Marcela Barbieri desmistifica a crença de que deixar o cachorro cheirar o próprio xixi ou cocô após um erro ajuda na correção do comportamento. Limpar a área com neutralizadores de odor e redirecionar o cão para o local correto são medidas mais eficazes.

Em relação ao uso de jornais ou tapetes higiênicos espalhados pela casa, a veterinária orienta a limitar o espaço do pet e promover treinos nessa área determinada, sempre recompensando quando o cão acerta.

A profissional ainda enfatiza que cachorros adultos também podem aprender novos hábitos. Com técnicas adequadas e persistência, é possível ensinar o cão a fazer suas necessidades no lugar certo, tornando a convivência mais harmoniosa e agradável para toda a família. “Treinar seu cão para fazer xixi e cocô no lugar certo não precisa ser um desafio. Com os passos certos e informações corretas, você e seu pet podem desfrutar de uma convivência feliz e saudável”, garante.

Gostou do conteúdo? E falando em PETS aproveitamos para convidar você a conhecer a VILLA PET em Araguaína que além de serviços como banho e tosa, tem tudo o que você precisa para seu amiguinho de quatro patas. Siga a loja no Instagram e acompanhe as novidades.