Palmas
25º
Araguaína
23º
Gurupi
24º
Porto Nacional
24º
MUNDO PET

Você sabe de quanto em quanto tempo dar vermífugo para cachorro?

18 março 2024 - 11h36

Mais do que fazer a vermifugação no seu pet, é importante saber de quanto em quanto tempo dar vermífugo para cachorro. Além de proteção contra parasitas externos, como pulgas e carrapatos, também devemos manter os nossos peludos livres dos temidos vermes.

Utilizar o vermífugo de forma periódica é importante para proteger o cachorro de endoparasitas que podem ser contraídos na rua, em praças e até dentro de casa. A grande variedade de parasitas pode desencadear desde diarreia até verme do coração.

De quanto em quanto tempo dar vermífugo para cachorro filhote?

Assim como as doenças e parasitas são variados, a frequência também muda e muito. Cães filhotes devem receber o vermífugo de forma intensa, quando ainda estão sendo amamentados. Alguns vermes, inclusive, são passados da mãe para os filhotes por meio do leite.

A primeira dose deve ser feita por volta do 15 dias de vida, seguida por uma dose de reforço 15 dias depois. Até os 6 meses, são recomendáveis doses mensais ou de acordo com a orientação do seu médico veterinário. É muito importante dar apenas medicamentos específicos para filhotes e nas dosagens adequadas.

De quanto em quanto tempo dar remédio de verme para cachorro adulto?

Os cães adultos podem receber os vermífugos com intervalos maiores, como 4 ou até 6 meses. No entanto, é importante fazer a administração de acordo com a orientação do veterinário, que pode pedir para dar doses por três dias seguidos e realizar o reforço após 15 dias.

Esse tipo de medicamento tem atuação rápida e nos primeiros dias já é possível ver os vermes sendo eliminados nas fezes do animal. Mesmo assim, é fundamental seguir a orientação do veterinário, pois apenas dessa maneira o medicamento vai agir em todas as fases de vida do parasita e manter o seu pet realmente protegido.

Verme do coração

A dirofilariose canina, ou verme do coração, é uma doença muito perigosa que é prevenida com o auxílio do vermífugo. A doença é contraída por meio da picada de um mosquito, que contamina o cachorro com o verme que atinge o coração.

Comum em cidades litorâneas, tutores que gostam de viajar com seus pets devem fazer um tratamento adequado para verme do coração. Alguns vermífugos têm ação específica para esse parasita. Consulte o seu médico veterinário de confiança e administre o medicamento antes da viagem e faça o reforço após 15 dias.

Falando sobre esse assunto, na Villa Pet em Araguaína você encontra medicamentos, produtos e serviços para atender para seu pet. Clique aqui e siga a Villa Pet no Instagram para acompanhar as novidades e dicas importantes para cuidar do seu amiguinho de quatro patas.