Palmas
26º
Araguaína
27º
Gurupi
28º
Porto Nacional
26º
MERCADINHO SOLIDÁRIO

Ação voluntária ajuda a colocar comida na mesa de famílias em Nova Olinda

20 junho 2022 - 14h45Por G1 Tocantins

Com o preço elevado dos alimentos, grupos voluntários montaram um mercadinho solidário no município de Nova Olinda, região norte do estado, e a iniciativa ajuda a colocar comida na mesa de muitas famílias com dificuldades financeiras há quase um ano.

A dona de casa Marciane Tavares faz compras uma vez por mês no mercadinho e garante a economia. "Essa compra se eu fosse fazer no mercado, seria muito mais caro. Eu não teria esse dinheiro hoje", conta.

Para ajudar ainda mais, o 'comércio' usa uma moeda própria, que é distribuída entre quem precisa. O dinheiro tem validade somente para os produtos disponíveis no local e serve para controlar a doação dos produtos. "Com a moeda a pessoa pode comprar o que quiser. A moeda foi desenvolvida para isso, para a pessoa não se sentir acanhada", explica Cláudio Amorim, um dos voluntários do projeto.

O ponto onde funciona o mercadinho pertence a José Osvaldo Amorim, um dos voluntários da ação, que não cobra nada e ajuda a arrecadar produtos para 'vender' no local, além de buscar outras doações. "Faço o que puder fazer para botar aqui dentro e distribuir para o povo", conta.

Divanir Ferreira, mãe de quatro filhos, também faz compras no mercadinho e elogia a iniciativa. Na última compra, levou arroz, feijão, sal e óleo, que estava faltando em sua casa. "Está tudo caro e essa ajuda aqui é boa demais", comemora a dona de casa.

Outras ações solidárias

Além de distribuir alimentos, o grupo também auxilia moradores de outras formas, como por exemplo, a conseguir atendimentos de saúde.

Através da ajuda, o aposentado Antônio Soares, que estava sem enxergar há 10 anos conseguiu uma cirurgia e recuperou a visão. "Me ajudaram, arrumaram tudo, me levou e me operou", conta o idoso, demonstrando gratidão aos voluntários.