Palmas
24º
Araguaína
23º
Gurupi
22º
Porto Nacional
23º
FISCALIZAÇÃO ELETRÔNICA

Agência de Metrologia verifica sete radares no mês de dezembro

04 dezembro 2023 - 10h07

A Agência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia do Estado do Tocantins (AEM-TO), órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) informa que no mês de dezembro está agendado a verificação de sete radares, conforme a cronograma e atendendo ao Regulamento Técnico Metrológico, aprovado pela Portaria do Inmetro nº 544/2014, referente à obrigatoriedade de verificação de radares de velocidade em instrumentos de medição de velocidade.

SIGA o Portal O Norte nas redes sociais: FacebookTwitter e Instagram

Os radares são equipamentos que orientam os motoristas sobre velocidades máximas permitidas nas vias, conforme estudos de engenharia de trânsito que visam reduzir acidentes.

De acordo com a presidente da Agência de Metrologia, Grazielly Oliveira, "o radar, enquanto instrumento metrológico é, também, um importante item de segurança para os motoristas. Ele mantém o alerta sobre a velocidade, e considera todos os riscos que a via pode ofertar a motoristas, passageiros, pedestres e ciclistas", destaca a gestora.

Verificação são periódicas e em um equipamento que passou por reparo

O objetivo da ação é atestar a leitura dos medidores de velocidade para veículos automotores em conformidade com a velocidade permitida nas vias, bem como verificar se a velocidade que os radares marcam dos veículos que estão passando por ele está correta e se estão de acordo com o verificado pelo Inmetro.

Para fazer essa vistoria dos radares, um veículo oficial da Agência de Metrologia passa pelo medidor de velocidade, em média cinco vezes em cada radar, com um aparelho que é calibrado pelo Inmetro e que ao passar pela barreira eletrônica, compara a velocidade fornecida pelo radar com a do veículo. De acordo com os dados encontrados na vistoria, com base nessa equiparação, o radar pode ser aprovado ou reprovado.

Para o funcionamento, os instrumentos medidores de velocidade devem ter seu modelo aprovado pelo Inmetro, atendendo à legislação metrológica em vigor e aos requisitos estabelecidos na resolução do Contran.

É importante que os motoristas estejam atentos ao isolamento do trânsito durante a Verificação Inicial dos radares, que dura em média uma hora e vinte minutos.

Terça-feira, 05 de dezembro

14h00 - BR TO 153 Km 299,42 Presidente Kennedy

Quinta-feira, 07 de dezembro

09h00 - Av. Teotônio Segurado com Av. LO 25 (Sindepol) Sentido Sul

10h00 - Av. Teotônio Segurado com Av. LO 25 (Sindepol) Sentido Norte

11h00 - Av. Teotônio Segurado com Av. LO 19 (Planeta Chevrolet) Sentido Sul

Terça-feira, 19 de dezembro

09h00 - Av. I, Trecho Aeroporto Sentido Leste/Oeste

10h00 - Cruzamento Av. Teotônio Segurado com Av. Santa Rita Sentido Sul

11h00 - Cruzamento Av. Teotônio Segurado com Av. Santa Rita Sentido Norte

Quarta-feira, 20 de dezembro

09h00 - Av. Taquaruçu (próxima à rotatória com Av. Perimetral Norte) Sentido Oeste

*Ascom