Palmas
32º
Araguaína
35º
Gurupi
34º
Porto Nacional
32º
EM PALMAS

Castração gratuita para cães e gatos já pode ser agendada; saiba como

27 dezembro 2023 - 09h29

O agendamento para a castração de cães e gatos pela Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses (UVCZ) será aberto na próxima quarta-feira (27). São 64 vagas para o procedimentos que serão realizados no mês de janeiro de 2024.

O link para o agendamento da castração será aberto a partir das 8h na plataforma. Para acessar, clique aqui.

SIGA o Portal O Norte nas redes sociais: FacebookTwitter e Instagram

Segundo a Secretaria Municipal da Saúde (Semu), o agendamento é feito pela plataforma digital do Centro de Aprendizagem, Investigação e Extensão em Vigilância em Saúde (Caievs). O interessado precisa preencher um cadastro antes do agendamento.

A castração é indicada para animais a partir de seis meses. Segundo a médica veterinária da UVCZ Benta Natânia Figueiredo, o procedimento é feito somente se o cão ou gato estiver em boas condições de saúde.

“É crucial que as fêmeas não estejam no período de cio, gestação ou amamentação no dia da cirurgia, visando minimizar os riscos cirúrgicos. Adicionalmente, cães passarão por triagem para leishmaniose visceral canina como requisito prévio para o procedimento cirúrgico”, explicou.

Após conseguir agendar, a Semus enviará por e-mail as instruções sobre o procedimento, além de cuidados pré-operatórios ao tutor do animal de estimação.

*G1 Tocantins