Durante fiscalização na Casa do idoso em Gurupi, diversos pacotes de alimentos e até medicamentos vencidos foram encontrados pela polícia, nessa quarta-feira (31).
No local, haviam remédios fora do prazo de validade há mais de um ano e na cantina um pacote de feijão vencido e 2019 ainda estava na despensa.
A Casa do Idoso é de responsabilidade da prefeitura e serve de abrigo para 20 idosos em condições de abandono e vulnerabilidade social.
Em nota, a prefeitura de Gurupi negou que os moradores comiam os alimentos e tomavam os medicamentos vencidos.
Segundo a administração, a explicação para ter produtos fora do prazo de validade é que eles estavam armazenados separados para que o descarte fosse feito de forma adequada.
Lembrando que a recomendação é que remédios vencidos sejam levados até um ponto de coleta credenciado pela Anvisa. Geralmente qualquer farmácia ou drogaria está apta a receber esses produtos. Outra alternativa para a prefeitura seria procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para saber como realizar o descarte seguro desses medicamentos sem prejuízo para o meio ambiente.
A perícia esteve no abrigo e apreendeu os produtos para as investigações. Os responsáveis pela Casa também foram ouvidos e a Polícia Civil informou que um Boletim de Ocorrência foi registrado para investigar as irregularidades.