Palmas
25º
Araguaína
23º
Gurupi
24º
Porto Nacional
26º
SUL DO ESTADO

Comida e remédios vencidos são encontrados em abrigo para idoso

01 setembro 2022 - 08h34Por Da Redação

Durante fiscalização na Casa do idoso em Gurupi, diversos pacotes de alimentos e até medicamentos vencidos foram encontrados pela polícia, nessa quarta-feira (31).

No local, haviam remédios fora do prazo de validade há mais de um ano e na cantina um pacote de feijão vencido e 2019 ainda estava na despensa.

A Casa do Idoso é de responsabilidade da prefeitura e serve de abrigo para 20 idosos em condições de abandono e vulnerabilidade social. 

Em nota, a prefeitura de Gurupi negou que os moradores comiam os alimentos e tomavam os medicamentos vencidos. 

Segundo a administração, a explicação para ter produtos fora do prazo de validade é que eles estavam armazenados separados para que o descarte fosse feito de forma adequada. 

Lembrando que a recomendação é que remédios vencidos sejam levados até um ponto de coleta credenciado pela Anvisa. Geralmente qualquer farmácia ou drogaria está apta a receber esses produtos. Outra alternativa para a prefeitura seria procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para saber como realizar o descarte seguro desses medicamentos sem prejuízo para o meio ambiente. 

A perícia esteve no abrigo e apreendeu os produtos para as investigações. Os responsáveis pela Casa também foram ouvidos e a Polícia Civil informou que um Boletim de Ocorrência foi registrado para investigar as irregularidades.