Palmas
30º
Araguaína
30º
Gurupi
28º
Porto Nacional
30º
BICO DO PAPAGAIO

Estado apresenta subprograma Produtos da Terra para produtores rurais

06 dezembro 2023 - 10h00

Para fortalecer os arranjos produtivos e fomentar cooperativas e pequenos produtores, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços (Sics), em parceria com a Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro), a Agência de Fomento e o deputado estadual Jair Farias, apresentou o subprograma Produtos da Terra aos produtores rurais de Sítio Novo do Tocantins e região.

SIGA o Portal O Norte nas redes sociais: FacebookTwitter e Instagram

O evento, realizado na manhã da segunda-feira, 4, teve como principal objetivo levar informação aos produtores rurais sobre as ações realizadas pelo Governo do Tocantins. Além da apresentação geral do programa, foram expostas questões como aportes financeiros e linhas de créditos para a agricultura oferecidas pela Agência de Fomento.

O deputado estadual Jair Farias agradeceu ao Governo do Tocantins pela parceria que permitiu a realização do evento, contando com a mobilização de diversas pastas. “Trazendo uma inovação nessa política pública, estamos discutindo com a sociedade organizada, com as pessoas que fazem parte da agricultura familiar, com prefeitos, secretários, vereadores e presidentes de associações. É um dia importante e agradecemos ao governador Wanderlei Barbosa por trazer toda parte de governo para desenvolver políticas públicas que vão melhorar e fomentar a nossa agricultura familiar”, reforçou.

Para o superintendente de Apoio às Micro e Pequenas Empresas da Sics, Carlos Antônio Sousa, o evento é um passo importante para a implantação do subprograma Produtos da Terra nos 139 municípios do Estado. “A pedido do secretário Carlos Humberto, fomos com a nossa equipe de governo da Sics e da Seagro, juntamente com a Agência de Fomento, para apresentar o subprograma, que é voltado para a agroindústria. O Produtos da Terra faz parte do Pics [Programa de Impulsionamento da Indústria, Comércio e Serviços], que visa ao fortalecimento das cadeias produtivas do Tocantins”, explicou.

A região do Bico do Papagaio é estratégica, pelo potencial da agroindústria. “Essa região tem uma tradição na questão de união, em que vários municípios se unem e se integram, como a associação de pequenos agricultores que esteve presente e contou com a participação do presidente e de cerca de 30 associados. Essa associação engloba produtores de seis municípios e isso é fundamental para o Produtos da Terra, pois permite fortalecer toda a economia da região”, explicou o superintendente.

Para o diretor-presidente da Associação Regional de Piscicultores e Produtores (ARPS), Jorcimar Alves, os pequenos produtores têm muito a ganhar com iniciativas como o Produtos da Terra. “Vejo com bons olhos a iniciativa do Governo do Estado com respeito a esse evento em Sítio Novo. Acredito que a comunidade da agricultura familiar só tem a ganhar com essas ações que estão sendo desenvolvidas”, destacou.

“Observei que a tendência é incentivar os produtores a comercializarem de forma industrializada. Então, o Governo do Tocantins está no rumo certo, essas iniciativas irão promover a industrialização e diversificação dos produtos, tornando pequenas propriedades em pequenas empresas rurais, se organizando em pequenas agroindústrias e comercializando seus produtos”, concluiu diretor-presidente da ARPS.

O secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Sítio Novo do Tocantins, Antonio Danilson, defende que o fomento aos pequenos produtores é essencial para o desenvolvimento de toda a região do Bico do Papagaio.

“Ficamos muito felizes em saber que Sítio Novo foi a primeira cidade contemplada com a apresentação do Produtos da Terra, ações como essa trarão segurança financeira aos nossos produtores e para a realização de mais investimentos. É necessário o fomento, sabemos que sem o dinheiro não dá para produzir”, afirmou o secretário municipal.

*Secom Tocantins