Palmas
32º
Araguaína
33º
Gurupi
34º
Porto Nacional
31º
DEMANDA ANTIGA

Estado e prefeitura inauguram escola em comunidade quilombola

30 janeiro 2024 - 08h49

A Escola Municipal Polo das Matas foi inaugurada, em uma parceria entre o Governo do Tocantins e a Prefeitura de Arraias, via recursos da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), com a articulação da Secretaria de Estado dos Povos Originários e Tradicionais (Sepot). A solenidade de inauguração da unidade ocorreu na sexta-feira, 26.

SIGA o Portal O Norte nas redes sociais: FacebookTwitter e Instagram

“Antigamente, a gente saía para estudar e voltava para casa com dois dias, porque os rios estavam cheios, não tinha ônibus escolar. A gente tinha que ir a pé ou de cavalo. As aulas eram em rancho ou debaixo de árvores. Então, eu me sinto gloriosa pelo que sou hoje, porque enfrentei muita dificuldade para estar aqui. Hoje [sexta, 26] é um marco do fim completo dessa luta para nós. Por meio dessa escola, teremos muitas melhorias para o nosso povo. É uma riqueza, um luxo”, comentou a coordenadora de merenda escolar e quilombola da comunidade Kalunga do Mimoso, Eva dos Santos Rosa.

Respondendo a essa demanda antiga, a Escola Municipal Polo das Matas, que possui em sua estrutura seis salas de aula, vai atender desde a pré-escola até o ensino médio. Do pré-escolar ao ensino fundamental, será uma responsabilidade da rede municipal de Arraias, com turmas multisseriadas. Já o ensino médio será oferecido com uma extensão agrícola da Escola Estadual Agrícola David Aires França.

Marco histórico

A titular da Sepot, Narubia Werreria, afirmou que esse é um feito histórico. “Essa escola, que também tem articulação da Sepot, tem uma confluência de muitas forças. Foi uma união dos governos federal, estadual e municipal e, agora, esse sonho se concretiza. É um direito constitucional garantido. Muitas vezes, povos indígenas e quilombolas estão sem acesso, o que não pode acontecer. Essa é uma representação de uma conquista de educação de qualidade”, destacou.

A secretária-executiva da Sepot, Cristiane Freitas, destacou que a Escola Municipal Polo das Matas é de suma importância, atendendo a um anseio antigo da comunidade. “A união do estado e do município para que essa escola saísse do papel foi fundamental. Saber que essa escola vai atender todos os alunos da comunidade é de uma alegria sem tamanho e, portanto, estarmos aqui, neste momento, é um marco histórico”, pontuou.

Para a diretora de Proteção aos Quilombolas da Sepot, Ana Mumbuca, a Escola Municipal Polo das Matas marca a possibilidade de uma construção de dignidade ao povo do Kalunga do Mimoso, que recebe a escola com a melhor estrutura dentro de um quilombo no Estado. “É um momento histórico para as 260 famílias da comunidade. É a representação genuína da luta do povo quilombola. E essa conquista não é só do povo Kalunga, mas sim de todos os povos quilombolas do Tocantins e do Brasil que foram excluídos da educação”, informou.

O prefeito de Arraias, Herman Gomes, acrescentou que a inauguração da unidade escolar é um momento simbólico. “A entrega dessa escola para a comunidade é a realização de um sonho antigo. A própria comunidade doou o terreno. É uma parceria que finalmente deu certo. Só temos a agradecer ao governador Wanderlei Barbosa que prontamente nos atendeu nessa união. E, agora, a escola tem a estrutura para atender as redes estadual e municipal. E isso é gestão”, avaliou.