Palmas
30º
Araguaína
30º
Gurupi
28º
Porto Nacional
27º
NO TOCANTINS

Expedição navega por rios para coletas de lixo e plantio de árvores

15 fevereiro 2024 - 12h13

Uma ação que visa a proteção do meio ambiente e conscientização de comunidades ribeirinhas teve mais uma edição neste carnaval. Em mais de 50 barcos, integrantes da 14ª edição da Expedição Ecológica Amigos do Rio Bananal percorreram rios na região norte do estado com diversas ações, recolhendo lixo e principalmente, conversando com as comunidades sobre a importância da preservação.

SIGA o Portal O Norte nas redes sociais: FacebookTwitter e Instagram

A expedição teve a primeira edição em 2009 e foi idealizada por quatro amigos, apenas em canoas, e acontece sempre no período de carnaval. Neste ano, a largada dos barcos foi no sábado de carnaval, dia 10 de fevereiro, na cidade de Goianorte, que promove o evento.

Depois de navegar mais de 170 km pelo Rio Bananal e sua bacia hidrográfica, a viagem terminou em Couto Magalhães, no Rio Araguaia, nesta terça-feira (13).

Segundo a Prefeitura de Goianorte, 250 pessoas participaram da expedição que neste ano realizou a coleta de lixo às margens e nos rios; promoveu o plantio de mudas de árvores no trajeto; fez a soltura de 5,6 mil alevinos (peixes na fase juvenil) das espécies caranha, tambaqui, piabanha, matrinxã e tambatinga; além de palestras com o foco na proteção do ecossistema da região.

Para Luiz Carlos Rodrigues, secretário da Agricultura de Goianorte e um dos idealizadores, a expedição tem efeitos positivos, já que as equipes recolheram menos lixo que nos anos anteriores. “Trocamos ideias para fazermos essa descida para conscientizar os ribeirinhos sobre a preservação das margens do rio e a coleta do lixo", explicou.

O prefeito de Juarina, Manoel Ferreira, também participou da ação neste ano e falou sobre a iniciativa: "Essa expedição tem um alcance muito grande, porque incentiva a preservação do meio ambiente. Muito bom dar a nossa contribuição”, comentou.

Calendário

A ação faz parte do calendário de eventos do Tocantins, inserida pela lei nº 4.202, de 21 de julho de 2023. Segundo documento, entre os objetivos do evento está preservar a relevância dos ecossistemas do rio Bananal, promover a cultura da recuperação de áreas degradadas na região do Vale do Médio Araguaia, fazer a interação entre as comunidades e focar nas campanhas em prol do meio ambiente.

Gestores e população de Goianorte acompanharam a largada seguida de uma carreata, que aconteceu no Bosque Municipal Sebastião Farias Leite, no sábado. As equipes de expedicionários chegaram distrito de Porto Franco, em Couto Magalhães e também foram recepcionados por prefeitos e gestores de municípios da região.

*G1 Tocantins