Palmas
32º
Araguaína
35º
Gurupi
33º
Porto Nacional
33º
DE OLHO!

Fiscais do Procon apreendem produtos vencidos em supermercado de Palmas

29 junho 2022 - 14h27

O Procon Tocantins apreendeu, na tarde desta terça-feira, 28, mais de 100 produtos vencidos em um supermercado de Palmas.

A apreensão ocorreu após denúncia de um consumidor que relatou que no estabelecimento comercial do setor Jardim Taquari, em Palmas, os produtos impróprios para o consumo estavam sendo comercializados.

“Foram apreendidos 102 produtos com o prazo fora da validade. Sabemos que esta prática é crime, coloca em risco a saúde do consumidor. A fiscalização do Procon Tocantins tem intensificado as ações para coibir tal prática”, explica o superintendente do Procon Tocantins, Rafael Pereira Parente.

Produtos apreendidos

Dentre os produtos apreendidos pelo Procon Tocantins estão:  linguiça suína, refrigerante, café, hambúrguer, molho de alho, hot pocket, queijo parmesão, macarrão, polpa de frutas, açúcar mascavo e alvejante.

O que diz a lei

Vender produto fora do prazo é crime conforme o artigo 7°, inciso IX da Lei n° 8.137/90. Já no artigo 18, do Código de Defesa do Consumidor (CDC), consta que os produtos vencidos são impróprios para uso e consumo.

Denuncie

“O Procon Tocantins pede que o consumidor esteja atento. Deve sempre conferir o local de armazenamento, as condições do produto e a sua validade. Se encontrar algo errado, pedimos que denuncie de imediato”, orienta o gerente de fiscalização, Magno Silva.

O consumidor pode formalizar a denúncia por meio do Whats Denúncia (63) 99216-6840 ou do Disque Denúncia 151. O consumidor deve passar todas as informações do estabelecimento, como nome, endereço e localização. O mesmo também pode enviar fotos, vídeos, cupom e nota fiscal ou qualquer documento para comprovação da denúncia e auxiliar o trabalho dos fiscais.