O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), realizou nos dias 26 e 27 de abril mutirões de cirurgias eletivas nos hospitais regionais de Gurupi (HRG) e Paraíso do Tocantins (HRPT). O objetivo das ações é reduzir o tempo de espera dos pacientes que aguardam na fila da Central Estadual de Regulação (CER) do Sistema Único de Saúde (SUS). Durante os mutirões, 23 pacientes foram atendidos com procedimentos nas áreas pediátrica e ginecológica.
Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.
AÇÕES NO HRG E NO HRPT
No HRG, os mutirões incluíram procedimentos pediátricos, com o atendimento de oito crianças. Para tornar o ambiente mais acolhedor e humanizado, a equipe do SOS Alegria levou alegria ao hospital com um carrinho personalizado para transportar as crianças até o centro cirúrgico, encantando pacientes e trabalhadores com música e brincadeiras. Já no HRPT, 15 pacientes de Palmas foram atendidas com cirurgias de histerectomia e laqueadura.
DECLARAÇÕES DOS DIRETORES
O diretor-geral do HRG, Fernando Mota, ressaltou que o mutirão faz parte de um plano estratégico para ampliar o acesso a procedimentos cirúrgicos eletivos no Estado. Ele destacou que o objetivo é zerar a fila das demandas pediátricas até julho deste ano. "Quando iniciamos os mutirões, havia mais de 300 crianças aguardando na fila. Agora, Gurupi e as cidades referenciadas estão perto de atingir esse objetivo", afirmou.
O diretor-geral do HRPT, Diego Segger, enfatizou o esforço da equipe técnica da SES-TO para oferecer suporte às unidades hospitalares e expandir a capacidade de realizar os procedimentos. "Estamos implementando um SUS eficaz e humanizado em todo o Estado", destacou.
OPINIÃO DE PACIENTE: ATENDIMENTO EXCELENTE
A paciente Cibelle dos Santos, atendida no HRPT, elogiou o atendimento. "Recebi um atendimento excelente. A equipe médica e de enfermagem estão de parabéns. Muito satisfeita com tudo que recebi aqui, e agora é só seguir minha rotina normal", disse Cibelle.
NÚMEROS DE CIRURGIAS ELETIVAS REALIZADAS
Desde outubro de 2021, o Governo do Tocantins já realizou mais de 52 mil cirurgias eletivas. Em 2024, foram mais de 17 mil atendimentos, e neste ano, quase cinco mil pacientes já foram beneficiados. As cirurgias são realizadas nas unidades geridas pela SES-TO, hospitais municipais conveniados e na rede particular contratualizada.


Nos dois mutirões, 23 pacientes saíram da fila de espera por cirurgias eletivas - Crédito: Divulgação 


