Palmas
24º
Araguaína
23º
Gurupi
24º
Porto Nacional
25º
SAÚDE PÚBLICA

Hospital de Porto Nacional é contemplado com o Projeto Paciente Seguro

24 agosto 2022 - 08h01

O Hospital Regional de Porto Nacional (HRPN) está sendo contemplado com o projeto “Paciente Seguro”, desenvolvido pelo Hospital Moinhos de Vento, de Porto Alegre/RS, em parceria com o Programa Nacional de Segurança do Paciente do Ministério da Saúde (MS). Nos dias 23 e 24 de agosto de 2022 o hospital recebe a equipe do projeto e assina o termo de compromisso com o programa.

A ação é financiada pelo Programa de apoio ao Desenvolvimento institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-Sus). O projeto será composto por visitas educativas da equipe do MS e o Hospital Moinhos de Vento, oficinas, reuniões semanais, treinamentos, educação de pacientes e acompanhantes e monitoramento de indicadores.

A enfermeira do Núcleo de Segurança do Paciente do HRPN, Talita Rocha, relata a importância dessa conquista para a qualidade do atendimento ao usuário do hospital. “A iniciativa visa à qualificação das equipes e melhoria dos processos de trabalho e atendimento aos pacientes, minimizando riscos”, disse.

Já a coordenadora de enfermagem do HRPN, Samila Vilarinho, ressalta que “a segurança do paciente representa um dos maiores desafios para a excelência da qualidade no serviço de saúde, onde a equipe multiprofissional contribui para uma melhor assistência ao paciente no que se refere ao cuidado seguro”.

Segurança do paciente

A segurança do paciente é um componente essencial da qualidade do cuidado. É entendida como um conjunto de medidas que minimizem os riscos e danos desnecessários, relacionados à assistência em saúde ao paciente, com o objetivo de conscientização geral em prol da segurança.

Proadi-SUS

O Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS) é uma aliança entre seis hospitais de referência no Brasil e o Ministério da Saúde. Criado em 2009, com propósito de apoiar e aprimorar o SUS por meio de projetos de capacitação de recursos humanos, pesquisa, avaliação e incorporação de tecnologias, gestão e assistência especializada demandados pelo Ministério da Saúde.

Participam do programa o Hospital Alemão Oswaldo Cruz, BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, Hcor, Hospital Israelita Albert Einstein, Hospital Moinhos de Vento e Hospital Sírio-Libanês.