Palmas
21º
Araguaína
26º
Gurupi
22º
Porto Nacional
22º
REGIÃO DO BICO

Hospital Público do TO realiza primeiro mutirão de cirurgias de cálculo renal

25 abril 2024 - 10h43

“Sou da cidade de Angico, e não sabia que tinha essa cirurgia aqui em Augustinópolis. Então foi uma surpresa pra mim, e fiquei muito grata por ter feito. Foi muito rápido, todos são muito atenciosos. Minha expectativa era muito grande e foi atendida, a cirurgia foi muito boa, tudo de bom”. Esta é a fala da paciente Antônia Xavier Cantuari, uma das pacientes contempladas no mutirão de cirurgias de cálculo renal do Hospital Regional de Augustinópolis (HRAUG).

SIGA o Portal O Norte nas redes sociais: FacebookTwitter e Instagram

A unidade hospitalar iniciou na quarta-feira, 24, o primeiro mutirão dessa especialidade e 06 pacientes da região do Bico do Papagaio, agora terão mais qualidade de vida no seu dia a dia. O procedimento conhecido como ureterolitotripsia flexível tem o objetivo de fragmentar e retirar os cálculos do rim por método endoscópico, fazendo o caminho contrário da urina, a partir do orifício da uretra. Na cirurgia, uma microcâmera, chamada ureteroscópio flexível, passa pela uretra atingindo a bexiga, seguindo em direção ao rim pelo ureter até a identificação dos cálculos. 

A diretora Administrativa do HRAUG, Vilma comemorou a estreia. “O nosso hospital realizou hoje o primeiro mutirão de ureterolitíase, algo histórico em nossa unidade. Tudo isso foi graças aos investimentos do Governo do Estado através da Secretaria Estadual de Saúde, que disponibilizou os recursos necessários para que fosse possível. Essa ação contribui com a diminuição no tempo de espera dos nossos pacientes, que estavam aguardando o procedimento cirúrgico, tem sido gratificante”.

"O serviço de urologia aqui do HRAUG, está satisfeito em anunciar a realização das primeiras cirurgias endoscópicas a laser, para tratamento de cálculos renais e urinários. Essa é uma demanda antiga da nossa população que necessitava ser encaminhada para outros centros como a Araguaína e Palmas, e agora tem essa possibilidade de realizar o tratamento definitivo dessa enfermidade, a litíase urinária, aqui na própria região no norte do Tocantins, o nosso bico do papagaio. Agradeço especialmente a nossa direção e a SES, por viabilizar a aquisição dos aparelhos, insumos e materiais, que são necessários para a realização dessas cirurgias de alta complexidade", afirmou o médico urologista do HRAUG, José Neto Pereira da Silva.

“Sou acompanhante da paciente que fez esse procedimento, fomos bem atendidas, chegamos aqui no hospital cedinho, às sete da manhã e fomos atendidas de imediato. Ela foi a primeira a ser chamada para o centro cirúrgico, foi atendida e logo já fez o procedimento. Foi um sucesso, não teve nenhum erro, não teve nenhum problema nem nada, foi um sucesso”, afirmou a acompanhante de paciente cirúrgico do HRAUG, Allana Géssica Xavier.