Palmas
21º
Araguaína
26º
Gurupi
22º
Porto Nacional
22º
ALERTA AMARELO

Inmet prevê tempo instável e pancadas de chuva para o Tocantins

20 abril 2024 - 09h54

Apesar do calor dos últimos dias, o fim de semana pode ser marcado por temporais no estado. É o que aponta o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que emitiu alerta de chuvas que encobre quase todas as regiões do Tocantins.

SIGA o Portal O Norte nas redes sociais: FacebookTwitter e Instagram

O alerta tem perigo em potencial e prevê chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia, além de ventos intensos, que podem variar de 40 a 60 km por hora.

Em Palmas, a temperatura vai variar entre 24°C e 32°C, isso por causa de muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. A umidade do ar pode chegar a 90% e o tempo deve ficar instável.

No norte do estado, que também vale para o alerta, em Araguaína, a temperatura máxima fica um grau mais baixa, e também prevê tempo fechado, com a umidade do ar chegando a 100%.

Alguns municípios da região sul e sudeste do Tocantins não estão encoberto pelo alerta do Inmet, mas em Gurupi, que está na lista, o dia deve apresentar nuvens com possibilidade de chuva isolada. A temperatura vai variar de 24°C a 33°C.

Em caso de temporais, a população precisar tomar os devidos cuidados para não correr risco de ficar exposto a descargas elétricas e outros acidentes. Veja as orientações do Inmet e da Defesa Civil de Palmas.

Em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas;
Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;
Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada;
Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

*G1 Tocantins