Palmas
26º
Araguaína
24º
Gurupi
23º
Porto Nacional
26º
NESTE SÁBADO

Mais de 90 profissionais da saúde de Palmas participam do Dia D de vacinação

20 agosto 2022 - 08h49Por Prefeitura de Palmas

A Secretaria Municipal da Saúde de Palmas (Semus) disponibilizou mais de 90 profissionais da área para atuarem no Dia D de Conscientização e Mobilização Nacional das Campanhas de Vacinação contra Poliomielite e Multivacinação. A ação acontece neste sábado, 20, das 8 às 17 horas, em 10 Unidades de Saúde da Família (USF). De acordo com Hugo Botelho, gerente de imunizantes da Central Municipal de Rede de Frio (Cemurf), as unidades designadas para receber o Dia D já estão preparadas para atender a população. 

A poliomielite, conhecida como paralisia infantil, é causada por um vírus que gera consequências graves para as crianças e que podem durar a vida inteira, como a impossibilidade ou dificuldade de se movimentar. A vacina é oral e é destinada para crianças maiores de um ano e menores de cinco. A doença não tem cura e a única forma de prevenir é a vacinação. 

A campanha de multivacinação é para atualização da Caderneta da Criança e do Adolescente que, segundo Botelho, durante a pandemia muitas crianças e adolescentes menores de 15 anos deixaram de tomar imunizantes que fazem parte do calendário vacinal. Ambas as campanhas iniciaram no dia 08 de agosto e seguem até o dia 09 de setembro.

Para que os filhos recebam as vacinas, os pais devem comparecer em uma das 10 unidades disponíveis e ter em mãos a Caderneta de Vacinação e um documento de identificação do paciente. 

Confira locais disponíveis para vacinação:

USF Arno 61 (503 norte)
USF Arne 53 (406 norte)
USF Loiane Moreno - Arse 24 (210 sul)
USF Valéria Martins - Arse 122 (1206 sul)
USF Liberdade
USF Santa Fé
USF Taquari 
USF Mariazinha Rodrigues da Silva (Buritirana)
USF Walter Pereira Morato (Taquaruçu)
USF Walterly Wagner José Ribeiro (Taquaruçu Grande)