Palmas
33º
Araguaína
34º
Gurupi
34º
Porto Nacional
33º
VACINAÇÃO CONTINUA

Mais de nove mil pets são imunizados contra raiva em um único dia

12 dezembro 2023 - 10h24

Somente no último sábado, 9, durante o dia D da vacinação antirrábica, a Secretaria Municipal da Saúde (Semus) imunizou mais de nove mil cães e gatos acima dos três meses de vida. Os animais da zona rural também estão sendo protegidos contra a raiva. A campanha, que iniciou no final de setembro, segue na Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses (UVCZ) e nas demais ações extramuros que devem ser divulgadas em breve.

SIGA o Portal O Norte nas redes sociais: FacebookTwitter e Instagram

O atendimento na UVCZ será realizado de segunda à sexta-feira, das 7 às 17 horas, na sede da unidade, localizada no Km 01, da TO-080, saída para Paraíso do Tocantins. A diretora de Vigilância em Saúde da Semus, Meire Pereira, reforça que a necessidade da vacinação para proteção tanto dos animais quanto dos seres humanos.

“A raiva é muito perigosa, porque além de não ter cura e levar os animais à morte em poucos dias após o surgimento dos primeiros sintomas, ela é uma ameaça ainda maior porque pode ser transmitida para os humanos. A única forma de prevenção é vacinar cães e gatos”, destaca. 

Sintomas da doença

A raiva acontece em dois estágios. O primeiro, com duração de 1 a 4 dias, apresenta alterações no comportamento do animal como agressividade, ansiedade, excitação, medo, depressão e demência. Já na segunda fase, o pet apresenta sintomas como salivação excessiva, dificuldade de engolir, falta de coordenação dos membros e paralisia. Ao perceber algum desses sintomas, o responsável precisa informar imediatamente a UVCZ pelo telefone (63) 3212-7916.

*Prefeitura de Palmas