Palmas
26º

Milhares de peixes estão morrendo na barragem da Usina de Lajeado

29 outubro 2012 - 12h39

Da Redação
 

Os policiais da Companhia Independente de Polícia Rodoviária e Ambiental do Tocantins (CIPRA)  recolheram no último sábado, 27, milhares de peixes mortos próximo a Usina Hidrelétrica Luís Eduardo Magalhães, em Lajeado, Tocantins.

As mortes, segundo a CIPRA,  estariam acontecendo em razão da inexistência no local de um sistema adequado de travessia dos peixes, que estão na piracema, e morrem sem oxigênio quando tentam chegar até os locais de desova. 
 


 

Entre as espécies afetadas, estão surubins, cachorras, piaus e pintados.
 



Não é a primeira vez que a usina registra a mortandade de peixes. Em 2011, um desastre parecido foi registrado. 

Até o momento a INVESTCO, responsável pela usina, não se manifestou sobre o assunto. 

Sobre a Usina
A Usina Hidrelétrica Luis Eduardo Magalhães, também conhecida como Usina de Lajeado, foi construída no Rio Tocantins entre os municípios de Miracema e Lajeado.

Com a sua construção, foi formado um lago de 630 km2 que banha os municípios de Miracema, Lajeado, Palmas, Porto Nacional, Brejinho de Nazaré e Ipueiras. 


(Com informações e imagens do blog do Marcelo Gris)