Palmas
28º
Araguaína
24º
Gurupi
25º
Porto Nacional
25º
SUPERMERCADOS CAMPELO 2
Supermercados Campelo Agosto
R$ 299 MILHÕES

Obras do Hospital da Mulher tem entrega prevista em 18 meses

07 maio 2025 - 19h06Por Da Redação

Nesta terça-feira (6), o governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, acompanhado da primeira-dama e secretária extraordinária de Participações Sociais, Karynne Sotero, assinou a Ordem de Serviço para o início das obras do novo Hospital da Mulher e Maternidade Estadual. A cerimônia, realizada no terreno da Quadra 1.301 Sul, em Palmas, aconteceu estrategicamente na véspera do Dia das Mães, reforçando o compromisso da gestão com a saúde feminina e neonatal na Região Norte do país.

Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.

DETALHES DO PROJETO

Com um investimento inicial de R$ 299 milhões, a construção desta unidade representará a primeira Parceria Público-Privada (PPP) na área da saúde do Tocantins. O hospital, projetado para ser referência em atendimento humanizado, oferecerá serviços completos em ginecologia, obstetrícia e atenção neonatal. A nova estrutura substituirá o atual Hospital e Maternidade Dona Regina, ampliando a capacidade de atendimento para cerca de 900 mil pessoas. Entre as inovações, estão a criação de uma UTI obstétrica-ginecológica, a ampliação das leitos de UTI Neonatal, a instalação de um heliponto para emergências e a otimização de programas já consolidados, como o Banco de Leite Humano.

 PARCERIA PÚBLICO-PRIVADA

O projeto foi viabilizado através de uma parceria inovadora entre o Governo do Tocantins e a empresa Opy Healthcare. A licitação, realizada em agosto de 2024 na Bolsa de Valores B3, resultou na assinatura do contrato no dia 10 de fevereiro deste ano, com publicação no Diário Oficial do Estado em 12 de fevereiro. Segundo o convênio, a empresa será responsável pela construção, aquisição e instalação de equipamentos, além da gestão administrativa e manutenção do hospital pelos próximos 30 anos. Entretanto, a gestão clínica e as equipes de profissionais da saúde continuarão sob responsabilidade do Estado.

IMPACTO NA COMUNIDADE 

A nova unidade, que ocupa um terreno de 25 mil m² – seis vezes maior que a estrutura atual – contará com 210 leitos e 20 vagas na Casa Gestante, Bebê e Puérpera, aumentando a capacidade em mais de 60%. Durante a solenidade, o governador Wanderlei Barbosa destacou que o hospital aliviaria a sobrecarga do sistema e proporcionaria um atendimento mais moderno, confortável e humanizado para mulheres e recém-nascidos. O secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto, ressaltou que o projeto é um sonho dos profissionais de saúde e um passo significativo para a transformação da assistência no estado.

Além dos representantes do governo estadual, autoridades locais também marcaram presença no evento, incluindo o prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos, e o senador Eduardo Gomes, entre outros, reforçando o apoio à iniciativa e o potencial impacto positivo para a população.