Palmas
21º
Araguaína
26º
Gurupi
22º
Porto Nacional
22º
LAGO DE PALMAS

Pescador viraliza nas redes após pescar tambaqui com quase 30 quilos

08 abril 2024 - 09h13

Um tambaqui com 28 quilos e 85 centímetros foi fisgado por um pescador no lago de Palmas, na manhã deste domingo (7), próximo da Praia da Graciosa. Pode até parecer história de pescador, mas há provas e testemunhas.

SIGA o Portal O Norte nas redes sociais: FacebookTwitter e Instagram

O tamanho do peixe impressionou quem estava no local e as imagens rapidamente viralizaram nas redes sociais.

Quem fez essa proeza foi o empresário e chefe de cozinha Eduardo Ramon, que é dono de um dos flutuantes que transportam turistas pelo lago de Palmas.

"Eu sou proprietário do flutuante Du Chefe e toda volta de passeio eu fico jogando pão para eles, algumas coisinhas, eu fico cevando o local. E sempre vejo eles, e falei, vou pescar. Já que eu tenho a licença, eu vou pescar, né?"

Ele conta que já tinha pescado outro peixe menor, de 14 quilos. Desta vez, conta que foram cerca de 40 minutos de luta até conseguir tirar o peixão.

“Esse foi de 28 [quilos], eu nunca tinha pego um desse tamanho. Tanto que eu precisei de ajuda na questão de pegar um barquinho, para poder sair do flutuante e tirar ele. Demorou aproximadamente uns 40 minutos. Foi bem emocionante pegar um peixe desse tamanho aí.”

As imagens do momento da retirada do peixe foram publicadas pelo influenciador Will Silva e chamaram atenção dos internautas.

O lago de Palmas foi formado com o enchimento do reservatório da Usina Hidrelétrica Luiz Eduardo Magalhães. A região é um dos pontos turísticos da capital do Tocantins e também habitat de muitos animais, inclusive jacarés gigantes.

Segundo o portal da Embrapa, o tambaqui é destaque na psicultura nacional pela facilidade de produção. A espécie é considerada o segundo maior peixe de escamas em água doce de da América do Sul, atrás apenas do pirarucu. Chega a medir 90 cm de comprimento e a pesar 30 kg.

*G1 Tocantins