Palmas
28º
Araguaína
25º
Gurupi
25º
Porto Nacional
26º
EM PALMAS

Prefeitura abre lista de agendamento para castração de cães e gatos

22 dezembro 2023 - 07h57

Na quarta-feira, 27, às 8 horas, a Secretaria Municipal da Saúde (Semus) abrirá o agendamento para a castração de cães e gatos através da plataforma digital Caievs. Serão disponibilizadas 64 vagas para a realização do procedimento no mês de janeiro. É recomendado que os usuários realizem seus cadastros antes do agendamento. O site pode ser acessado através deste link

SIGA o Portal O Norte nas redes sociais: FacebookTwitter e Instagram

A médica veterinária da Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses (UVCZ), Benta Natânia Figueiredo, destaca a importância da castração para cães e gatos a partir dos seis meses de idade, desde que estejam em condições de saúde adequadas, excluindo-se casos de obesidade, caquexia ou anemia. “É crucial que as fêmeas não estejam no período de cio, gestação ou amamentação no dia da cirurgia, visando minimizar os riscos cirúrgicos. Adicionalmente, cães passarão por triagem para leishmaniose visceral canina como requisito prévio para o procedimento cirúrgico”.

Castração

Para agendar as cirurgias, é necessário que o tutor tenha pelo menos 18 anos de idade. O processo envolve primeiro fazer o cadastro pessoal e, em seguida, cadastrar os animais. Após a conclusão do agendamento, as instruções detalhadas sobre os procedimentos cirúrgicos, cuidados pré-operatórios e outras informações relevantes serão enviadas para o e-mail fornecido pelo tutor.