Sábado é dia de atualizar o cartão de vacina para a comunidade do Setor Residencial Madrid, em Gurupi. A Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS) estará com a equipe de imunização para fazer um grande mutirão de vacinas de rotina e contra Covid. A multivacinação acontecerá na Praça do bairro, das 08h às 14h.
O Dia de Multivacinação tem como objetivo aplicar e regularizar as doses de vacinas que fazem parte do Calendário Nacional de Vacinação da Criança e do Adolescente, atualizando a situação vacinal. Bem como, aumentar as coberturas vacinais e contribuir para o controle, eliminação e/ou erradicação das doenças imunopreveníveis.
Segundo a coordenadora de imunização de Gurupi, Lilamara Oliveira Miranda Tavares, a iniciativa visa atualizar a caderneta de crianças a partir dos 03 anos de idade, além dos adolescentes e adultos. “Essa ação descentralizada pretende aumentar as coberturas vacinais e diminuir a incidência das doenças que podem ser prevenidas por meio de vacina, como difteria, coqueluche, poliomielite, sarampo, caxumba e meningite meningocócica. Também estaremos ofertando a vacina contra a Covid-19 para todas as faixas etárias”, explicou Lilamara.
Auxílio Brasil
Na oportunidade serão realizadas as pesagens, medições e atualização do cartão vacinal com o intuito de atualizar as informações das famílias beneficiárias do Programa Auxílio Brasil, antigo Bolsa Família.
Os beneficiários deverão apresentar o cartão de vacina e o cartão do Programa ou o Número de Inscrição Social – NIS, além de todos os documentos pessoais dos integrantes da família.
Vacinas
A multivacinação inclui todos os imunizantes previstos pelo Programa Nacional de Imunização (PNI) e disponíveis no Município, são elas: hepatites A e B, poliomielite, rotavírus, pentavalente (DTP+Hib+HB), pneumocócica, meningocócicas C e ACWY, febre amarela, sarampo, caxumba, rubéola, varicela, HPV e difteria tétano.
Já para a vacinação contra a Covid-19, todas as faixas etárias estão contempladas, desde crianças a partir de três anos até adultos. Para receber a quarta dose ou segunda dose de reforço, a pessoa deverá ter 40 anos ou mais.
Intervalos entre 1ª e 2ª doses:
Coronavac – intervalo de 28 dias (criança e adulto)
Pfizer – intervalo de 60 dias (criança e adulto)
AstraZeneca – intervalo de 60 dias
Janssen – intervalo de 60 dias
Doses de reforço, 3ª e 4ª doses
A 4ª dose, ou segunda dose de reforço, até o momento, está liberada para as pessoas com 40 anos ou mais. O intervalo é 4 meses após receber a dose anterior, independente da marca do imunizante.
Documentos necessários
Ao comparecer para se vacinar, todos devem apresentar os documentos pessoais, identidade, CPF, Cartão do SUS e o cartão de vacinação.