Palmas
32º
Araguaína
33º
Gurupi
34º
Porto Nacional
31º
PALMAS

Profissionais de Unidade de Saúde passam por treinamento para fortalecer atendimento inclusivo

18 janeiro 2024 - 10h37

A Secretaria Municipal da Saúde (Semus) está promovendo uma série de treinamentos nas Unidades de Saúde da Família (USF) com o objetivo de aprimorar habilidades das equipes técnicas no atendimento aos pacientes. A iniciativa visa assegurar um cuidado que respeite a diversidade e promova a equidade no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS), focando, principalmente, nos povos indígenas, quilombolas e grupos LGBTQIAPN+. Nesta quarta-feira, 17, foi a vez da equipe da USF da Arno 61 (503 Norte) receber a capacitação.

SIGA o Portal O Norte nas redes sociais: FacebookTwitter e Instagram

O tema foi apresentado pelo assistente social Francisco de Assis Neves Neto, especialista em Direitos Humanos, gênero e sexualidade, da Superintendência de Atenção Primária e Vigilância em Saúde (Supavs) da Semus. As capacitações iniciaram neste mês de janeiro e devem seguir até julho de 2024. “Discutir questões de vulnerabilidade no contexto da diversidade e da equidade provoca nesses trabalhadores a reflexão para que eles possam compreender as particularidades do outro e melhorar o seu serviço e, consequentemente, o atendimento”, acrescenta Neves Neto. 

Além da USF da Arno 61, o treinamento já atendeu a USF José Luiz Otaviano, na Arno 33 (307 Norte) e a USF da Arno 42 (405 Norte). As próximas datas incluem a USF Arno 71 (603 Norte) em 23 de janeiro, USF Loiane Moreno, na Arse 24 (210 Sul) em 25 de janeiro, USF Arno 41 (403 Norte) em 30 de janeiro e a USF Arne 53 (406 Norte) em 31 de janeiro. As demais unidades e datas serão divulgadas posteriormente.