Palmas
25º
Araguaína
23º
Gurupi
24º
Porto Nacional
25º
ARAPOEMA

Qualidade da educação pública é discutida em audiência promovida pelo MPTO

29 agosto 2022 - 14h32

O Ministério Público do Tocantins (MPTO) promoveu audiência pública na sexta-feira, 26, reunindo autoridades, pais de alunos e comunidade escolar para discutir a qualidade dos serviços públicos da área da educação em Arapoema.

A Promotoria de Justiça de Arapoema decidiu pela realização da audiência após um grupo de mães relatar que a Secretaria Municipal de Educação havia, na metade do ano letivo, decidido unificar turmas, o que teria resultado em uma quantidade excessiva de alunos em sala de aula, bem como alterando as rotas do transporte escolar.

Também foi noticiado que, mesmo havendo salas de aula vazias em escolas públicas após a unificação das turmas, algumas salas de aula são mantidas em casas locadas pelo município, que não possuem estrutura adequada para abrigar alunos. Outro assunto discutido na audiência pública foi o não pagamento do piso salarial e o não cumprimento do plano de cargos e salários dos professores.

A audiência pública foi conduzida pelo promotor de Justiça Caleb Melo, com apoio de Centro de Apoio Operacional da Infância, Juventude e Educação (Caopije) do MPTO.

A audiência teve boa receptividade pela população e houve tratativas prévias para solucionar problemas de maior urgência, com previsão de nova audiência nos próximos 39 dias, para o devido aprofundamento dos temas discutidos.