Palmas
33º
Araguaína
30º
Gurupi
29º
Porto Nacional
30º
EM PALMAS

Saúde abre inscrições para a reunião anual de Chagas e leishmaniose visceral

19 janeiro 2024 - 09h39

Com o objetivo de nortear o processo de planejamento das ações de vigilância e controle de algumas doenças causadas por parasitas, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) promoverá entre os dias 26 de fevereiro e 15 de março, em Palmas, a 20ª Reunião Anual das Doenças de Chagas e Leishmaniose Visceral.

SIGA o Portal O Norte nas redes sociais: FacebookTwitter e Instagram

Para o encontro, estão sendo convidados os profissionais responsáveis pela Investigação Epidemiológica e pelo Controle Vetorial, com vistas à investigação oportuna pela detecção do risco de transmissão desSas doenças em cada um dos 139 municípios.

Na ocasião, os profissionais da Pasta apresentarão a avaliação das metas atingidas em 2023, relativas às atividades de vigilância e ao controle desses dois agravos de saúde pública. De forma participativa, será orientada a construção do plano de trabalho para a execução das mesmas no decorrer de 2024, razão pela qual é indispensável a presença de todos os convidados, objetivando o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) tocantinense.

Os interessados em participar podem se inscrever por meio do link https://forms.gle/KR1pYdLgS2xAJBga6 até o dia 20 de fevereiro. Para se certificar das datas e dos horários, orienta-se conferir os anexos com a programação abaixo.

Dados

Em 2023, o Tocantins registrou 92 casos da leishmaniose visceral e nenhum óbito. Já quanto à leishmaniose tegumentar, o Estado apresentou 305 casos e um óbito. Sobre a doença de Chagas, o Tocantins busca alinhar com os municípios o registro das notificações dos dados, que até o momento ainda não estão atualizados.

Leishmanioses

Há dois tipos de leishmanioses, a tegumentar, que pode ser identificada através de feridas na pele alguns dias após a picada do mosquito e a leishmaniose visceral, uma doença infecciosa que atinge os órgãos internos e, se não tratada, pode levar a óbito em até 90% dos casos. No Brasil, a principal espécie responsável pela transmissão é a Lutzomyia longipalpis.

Doença de Chagas

A doença de Chagas (ou Tripanossomíase americana) é a infecção causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi. Apresenta uma fase aguda (doença de Chagas aguda – DCA) que pode ser sintomática ou não; e uma fase crônica, que pode se manifestar nas formas indeterminada (assintomática), cardíaca, digestiva ou cardiodigestiva.