Palmas
29º
Araguaína
28º
Gurupi
30º
Porto Nacional
29º
EM GURUPI

Testes rápidos para Covid são ampliados para todas as Unidades de Saúde

05 setembro 2022 - 09h00

A partir desta segunda-feira, 05, o serviço de teste rápido de Covid-19 na rede pública de saúde de Gurupi será realizado em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), das 13h às 16h. Exceto na UBS Casego que, no momento, está como referência para receber pacientes com sintoma de Monkeypox ou Varíola dos Macacos.

A Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS) implementou o serviço em mais cinco UBS’s, totalizando 14 unidades que passarão a ofertar os testes rápidos para Covid-19 em Gurupi.

Segundo o secretário municipal de saúde, Sinvaldo Moraes, a tendência é sistematizar os atendimentos de testagem e vacina como rotina na rede pública. “A tendência é sistematizar os atendimentos de testagem e vacina como rotina na rede pública de saúde, tendo as Unidades Básicas como porta de entrada”, explicou Sinvaldo, se referindo também à disponibilização das vacinas em todas as UBS’s, em breve.

Onde testar

A partir de agora, quem precisar realizar o teste rápido para Covid-19 na rede pública de saúde, gratuitamente, poderá se dirigir a uma das Unidades Básicas de Saúde das 13h às 16h.

Confira as UBS’s com teste rápido de Covid-19:

·      UBS Rosendo, Rua 15 - Centro

·      UBS Vila Nova, Rua 03 – St. Aeroporto II

·      UBS São José, Rua Alicante – St. Jardim Sevilha

·      UBS Sol Nascente, Av. Sergipe, em frente à Praça da Bíblia – St. Jardim Eldorado

·      UBS Pedroso, Av. Rua K Padrão - St. Pedroso

·      UBS Campo Bello, Rua 09 - St. Campo Bello

·      USB Parque das Acácias, QDA. APM -05 - St. Parque das Acácias

·      UBS Buritis, Rua 33, - St. Jardim dos Buritis

·      UBS Vila Íris, Rua 48 – St. Vila Íris

·      UBS Sevilha - Av. Rio Branco entre as Ruas 18 e 18-A - St. Alto dos Buritis

·      UBS Bela Vista - Rua 10 - St. Bela Vista 

·      UBS Nova Fronteira - Av. E - St. Nova Fronteira

·      UBS Waldir Lins - Rua 08 – St. Waldir Lins

·      UBS João Manoel dos Santos - Rua 06 entre as Avenidas Minas Gerais e Espírito Santo Centro

Quando testar?

A orientação é estar dentro dos critérios clínicos com sintomas leves ou moderados de síndrome gripal. Neste quadro, recomenda-se que o teste para Covid-19 aconteça a partir do 4º dia de sintomas.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), são considerados sintomas moderados, coriza, tosse seca, febre de 38° ou mais, bem como desconforto respiratório. Ainda na rede pública de saúde, no caso de pacientes em estado grave, com tosse intensa, falta de ar e febre alta, deverá se dirigir à UPA-24h.

Prevenção

A Secretaria de Saúde reforça a todos que a prioridade deve ser a vacina! Todas as pessoas devem procurar a Unidade de Saúde mais próxima e atualizar o cartão de vacina. Respeitando os protocolos de segurança e prevenção contra a Covid-19, usando máscara e mantendo o distanciamento adequado.