Palmas
33º
Araguaína
34º
Gurupi
34º
Porto Nacional
33º
IMUNIZANTE

TO recebe nova remessa de vacina contra a dengue e amplia distribuição

11 junho 2024 - 09h52

O Governo do Tocantins recebeu, nessa sexta-feira, 7, do Ministério da Saúde (MS), mais 8.824 doses de vacina contra a dengue. A remessa compreende segundas doses para os municípios da região de saúde Capim Dourado (3.271) e primeiras doses para as cidades da região de saúde Médio Norte Araguaia (5.553). 

SIGA o Portal O Norte nas redes sociais: FacebookTwitter e Instagram

Serão atendidos 31 municípios tocantinenses e a distribuição dos imunizantes se dará a partir desta terça-feira, 11, nos polos de distribuição da Gerência de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), em Palmas e Araguaína.

Os municípios que receberão a segunda dose da vacina são: Aparecida do Rio Negro, Tabocão, Lagoa do Tocantins, Lajeado, Lizarda, Miracema do Tocantins, Miranorte, Novo Acordo, Palmas, Rio dos Bois, Rio Sono, Santa Tereza do Tocantins, São Félix do Tocantins e Tocantínia.

Já os municípios contemplados com a primeira dose do imunizante são: Aragominas, Araguaína, Araguanã, Babaçulândia, Barra do Ouro, Campos Lindos, Carmolândia, Darcinópolis, Filadelfia, Goiatins, Muricilândia, Nova Olinda, Pau D'Arco, Piraquê, Santa Fé do Araguaia, Wanderlândia e Xambioá.

“Com a ampliação do Ministério da Saúde, a região Médio Norte Araguaia também foi contemplada para o recebimento da vacina; é importante ressaltar que continua a mesma faixa etária, 10 a 14 anos, que é o público-alvo elencado pelo Ministério da Saúde. A partir desta terça-feira, 11, começa a distribuição simultânea dessas doses, tanto para os município da região do Capim Dourado, que podem retirar aqui em Palmas; quanto os municípios da região do Médio Norte Araguaia, retiradas em Araguaína”, explica a gerente de Imunização e Doenças Imunopreveníveis da SES-TO, Diandra Sena.

Doses aplicadas

Na primeira remessa, o Tocantins recebeu 11.537 doses de vacina contra a dengue e, até o dia 5 de junho de 2024, foram aplicadas 5.735, dentro da faixa etária estabelecida pelo Ministério da Saúde, que é de 10 a 14 anos.

Casos da doença 

O boletim do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), atualizado na sexta-feira, 7, aponta que houve um aumento de 1,7% no número de casos confirmados de dengue em 2024, em comparação ao mesmo período do ano passado. Foram 2.440 casos em 2023; e 2.481, em 2024.

Os dados das arboviroses no Tocantins são atualizados semanalmente e podem ser acessados por meio do link https://www.to.gov.br/saude/boletins-epidemiologicos-de-dengue-chikungunya-zika-e-febre-amarela-monitores/6aqzbftl85g2.

*Secom Tocantins