Palmas
30º
Araguaína
30º
Gurupi
28º
Porto Nacional
30º
EM OBRAS!

Trânsito na ponte de Porto Nacional terá sistema pare e siga nas próximas semanas

16 janeiro 2024 - 08h13

A ponte sobre o rio Tocantins em Porto Nacional, na região central do estado, irá funcionar em sistema pare e siga a partir desta terça-feira (16). Os bloqueios são necessários para que as equipes de construção façam o lançamento – instalação – das vigas de concreto armado dos últimos três vãos da ponte.

SIGA o Portal O Norte nas redes sociais: FacebookTwitter e Instagram

As obras devem seguir até o dia 10 de fevereiro, e fazem parte de mais uma etapa da construção da ponte sobre o rio Tocantins na TO-255. Segundo a Agência de Transportes, Obras e Infraestrutura (Ageto), as interdições serão realizadas pela manhã e pela tarde em períodos alternados, exceto durante as chuvas, nos dois sentidos da travessia.

Nesse período os motoristas que irão passar pela ponte devem redobrar a atenção. A recomendação é para reduzir a velocidade ao passar por trechos em obras, que estarão sinalizadas.

Obras da nova ponte

A nova ponte sobre o rio Tocantins, em Porto Nacional, foi contratada pelo governo do estado em maio de 2015, mas só começou em setembro de 2019. No começo deste ano o prazo de entrega, previsto para maio deste ano, acabou sendo prorrogado para julho de 2024.

A obra está na segunda etapa, em que estão sendo instaladas as vigas sobre os vãos da estrutura, chamada de lançamento. É sobre essa estrutura que será construída a faixa por onde os veículos vão passar.

A princípio, o contrato o previa custo de R$ 101,3 milhões, mas esse valor já passa de R$ 150 milhões. A nova ponte terá 1.488 metros de extensão, sendo 1.088 metros de estrutura em concreto e 400 metros de aterro.

Enquanto a obra não é concluída, veículos leves e pedestres podem passar pela estrutura antiga, construída nos anos de 1970. Veículos pesados só atravessam de balsa, já que a ponte não foi considerada segura para este tipo de tráfego.

*G1 Tocantins