Palmas
32º
Araguaína
35º
Gurupi
34º
Porto Nacional
32º
HEMORREDE TOCANTINS

Unidade de Coleta de Augustinópolis promove ações de incentivo à doação de sangue

15 janeiro 2024 - 09h36

Com o objetivo de incentivar e captar novos doadores de sangue para a Hemorrede Tocantins, a Unidade de Coleta e Transfusão de Augustinópolis promoveu durante os dias 8 e 12 de janeiro, ações e palestras no município de Araguatins, na região Norte do Estado. As atividades foram realizadas em duas unidades de saúde e entre os resultados, a equipe alcançou 50 participantes e 10 coletas para o cadastro de medula óssea.

SIGA o Portal O Norte nas redes sociais: FacebookTwitter e Instagram

"A realização dessas ações realizadas pelos profissionais da UCT de Augustinópolis  em  unidades de saúde de Araguatins tem o intuito de despertar doares para esse ato altruísta e de solidariedade, que ajuda a salvar muitas vidas. E nessa época de férias, é uma época que temos naturalmente uma queda em nossos estoques. Mas a necessidade do sangue não diminui e para garantir a realização de cirurgias e o atendimento das urgências e emergências, é necessário irmos em busca de doadores, pois a demanda da Hemorrede do Tocantins é grande", disse a gerente de gestão da unidade do Hemocentro Regional de Araguaína (Hemara), Rivânia Batista.

Para a enfermeira da Unidade de coleta e transfusão de Augustinópolis, Aurilene Costa Batista, “o objetivo da ação foi sensibilizar e informar aos funcionários, pacientes e acompanhantes a importância da doação de sangue e da necessidade que os Hemocentros têm diariamente, para que assim eles também possam serem multiplicadores".

"Para nós do Centro de Saúde Nova Araguatins foi uma grande satisfação recebê-los na nossa unidade, oportunidade valiosa para esclarecer ao cidadão a importância e os mitos que permeiam a doação de sangue e medula.  Conte conosco para doação e multiplicação das informações", comentou a gerente do Centro de Saúde Nova Araguatins, Fernanda Ribeiro Lima.

Unidades

A Hemorrede possui unidades de coletas em Palmas, Araguaína, Gurupi, Porto Nacional e Augustinópolis, as quais funcionam de segunda à sexta-feira, das 7h às 18h e nos sábados, das 7h às 13h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0800 642 8822

Critérios para doação de sangue

Para doar, é preciso ter entre 16 e 69 anos, sendo que os menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal. É necessário também apresentar um documento original com foto, estar com o peso acima de 50 kg, bem de saúde, descansado e alimentado, ter evitado alimentos gordurosos algumas horas antes da doação, não fumar por pelo menos duas horas e não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes.