Palmas
33º
Araguaína
35º
Gurupi
32º
Porto Nacional
33º
NA CAPITAL

Unidades de saúde promovem ações do Agosto Dourado nesta sexta

19 agosto 2022 - 07h31

Amamentar é doação, querer tempo, paciência e muita disposição. Por isso, a Secretaria Municipal da Saúde (Semus) programou diversas ações para o Agosto Dourado com o objetivo de sensibilizar e incentivar o aleitamento materno. Para esta sexta-feira, 19, a partir das 8 horas, as Unidades de Saúde da Família (USF) Arno 42 (405 Norte) e Santa Fé promovem atividades para gestantes e lactantes. A USF da Arno 42 oferece uma roda de conversa sobre o aleitamento materno, dando oportunidade para que as gestantes e lactantes tirem dúvidas sobre o ato.

A USF Santa Fé proporciona atendimento médico e de enfermagem, orientações nutricionistas e saúde bucal para gestantes, puérperas, lactantes, pais e toda a comunidade. Ambas as unidades estarão aptas para receberem doações de potes para acondicionamento de leite materno.

Na sequência de atividades, no próximo dia 26, acontecerá o Dia D da Amamentação na USF Albertino Santos na quadra Arse 101 (1004 Sul), das 8 às 12 horas, com café da manhã e bate-papo com gestantes sobre o aleitamento. Encerrando o mês, a USF Walter Pereira Morato, localizada em Taquaruçu, vai ministrar, a partir das 9 horas, atividades com o tema 'Amamentar é um ato de amor', voltadas para lactantes, gestantes e parceiros (as).

O gerente das Linhas de Cuidado da Semus, Ilton Batista, ressalta a importância da participação dos parceiros nessas atividades e da rede de apoio que deve ser oferecida para as mulheres durante a amamentação. “São atividades simples, mas que fazem diferença para as mães, como dar atenção e carinho, ajudar a cuidar do bebê enquanto ela descansa, fazer as atividades domésticas, incentivando-a a amamentar, preparar o local adequado para ela dar o mamar, entre outras”, explica.

Na manhã desta quarta-feira, 17, a USF da Arse 82 (806 Sul) também desenvolveu uma programação do Agosto Dourado. A especialista em nutrição materno-infantil e amamentação, nutricionista do Hospital Maternidade Dona Regina, Walkiria Pinheiro, conduziu uma roda de conversa com gestantes e os profissionais da saúde sobre as mudanças nos estilos de vida e hábitos saudáveis da população. Na ocasião, a especialista esclareceu dúvidas e trocou experiências sobre amamentação e nutrição infantil vivenciadas por ela no hospital.