Palmas
25º
Araguaína
24º
Gurupi
25º
Porto Nacional
27º
EM GURUPI

Vacinação de cães e gatos contra a raiva começa nesta segunda-feira

22 agosto 2022 - 11h37Por G1 Tocantins

A campanha nacional de vacinação contra a raiva vai começar a imunizar cães e gatos de Gurupi nesta segunda-feira (22). As equipes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) na cidade no sul do Tocantins têm o objetivo de vacinar mais de 11 mil animais na zona rural e urbana.

De acordo com a Secretaria Municipal de Gurupi (Semus), animais a partir de três meses podem receber a dose. Os vacinadores vão realizar visitas em propriedades da zona rural e comunidades. No campo, a busca ativa das equipes para vacinar os animais segue até 23 de setembro e tem o objetivo de aplicar cerca de 2,3 mil doses.

Na cidade, os donos devem ir até a sede do CCZ de segunda a sexta-feira, das 08h às 11h e das 14h às 17h. A Semus alerta que os cães devem ser levados com guia e coleira e os gatos, caixas de transporte ou outro meio adequado. A expectativa é vacinar pelo menos 9,4 mil animais de estimação.

Doença

A raiva é uma zoonose causada por um vírus que afetam animais mamíferos. Entre os sintomas estão sinais nervosos de agressividade e paralisia, atingindo também os seres humanos. A melhor forma de evitar a doença é imunizando os animais de estimação.

O dia D da campanha de vacinação antirrábica está marcado para 3 de setembro. A Semus de Gurupi irá disponiblizar pelo menos 30 pontos na cidade para que os donos levem os cães e gatos para receberem a dose contra a doença.