Palmas
29º
Araguaína
30º
Gurupi
26º
Porto Nacional
32º
DENÚNCIA VIRAL

Entenda a polêmica entre influenciadores que terminou com perda de contas no Instagram

10 agosto 2025 - 12h04Por Da Redação

O youtuber e humorista Felca publicou, na última quarta-feira (6), um vídeo denunciando a exploração de menores na criação de conteúdo para a internet. Entre os citados está o influenciador Hytalo Santos, que teve sua conta no Instagram desativada na sexta-feira (8), dois dias após a nova polêmica envolvendo seu nome.

Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.

QUEM É HYTALO SANTOS 

O influenciador Hytalo Santos (28 anos), é natural de Cajazeiras, no Sertão da Paraíba. Desde a sexta-feira (8).

Até o Instagram de Hytalo sair do ar, ele tinha mais de 17 milhões de seguidores na plataforma e 2,4 milhões no TikTok. No YouTube, são mais de 5 milhões de seguidores.

Hytalo Santos ficou famoso na internet após publicar vídeos inicialmente no TikTok. O estilo do conteúdo dele é semelhante ao produzido por Carlinhos Maia, que também reúne várias pessoas em uma casa e compartilha a rotina delas.

IINVESTIGAÇÃO EM ANDAMENTO

Desde 2024, Hytalo é investigado pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB) por possível exploração de menores em seus conteúdos nas redes sociais. O influenciador soma mais de 20 milhões de seguidores e ficou conhecido por vídeos com crianças e adolescentes, muitos deles menores de idade.

"ADULTIZAÇÃO"

No vídeo de Felca, que já ultrapassa 15 milhões de visualizações e reúne mais de 100 mil comentários, ele aponta casos de “adultização” de jovens. Um dos exemplos citados é o de Kamylla Santos, de 17 anos, cuja imagem, segundo ele, é explorada de forma sensual nos vídeos de Hytalo Santos.

Kamylinha entrou no círculo do Hytalo quando ela tinha 12 anos e continua com ele até os dias de hoje, com 17.

Na denúncia Felca mostrou diversos cortes de vídeos de Kamyla, inclusive sem roupa, com outros menores de idade, sendo observados por adultos em cenas sensuais. Ele alega que o comportamento da jovem é condicionado pelo conteúdo de Hytalo e isso influencia outras crianças e jovens que consomem.

Muitos internautas elogiaram a coragem do youtuber e notaram a ausência de anúncios na publicação.

AÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO

O MPPB instaurou duas frentes de investigação contra Hytalo, conduzidas pelas promotorias de João Pessoa e Bayeux. As apurações buscam identificar se o conteúdo produzido possui teor sexual e, assim, fere o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

POSICIONAMENTO DO INFLUENCIADOR

Em declarações anteriores, Hytalo afirmou que mantém relação próxima com os jovens que frequentam sua casa, a quem chama de “crias”. Segundo ele, as mães acompanham tudo, e as duas adolescentes mais citadas nas denúncias já são emancipadas. O influenciador reforça que sempre houve consentimento das mães e das jovens.