Palmas
30º
Araguaína
34º
Gurupi
32º
Porto Nacional
32º
COLUNA

JOGO DO PODER

por Tony Veras
"PISEIRO"

Brigas e pancadaria marcam festa promovida pela Câmara na Via Lago de Araguaína

04 fevereiro 2024 - 12h39Por Tony Veras

A festa realizada para comemorar os 63 anos da Câmara Municipal de Araguaína foi marcada por brigas e pancadarias. O evento aconteceu nesse sábado (03), na Via lago.

Uma multidão de pessoas compareceu à festa que teve espetáculo teatral, shows de artistas regionais e a atração principal foi o cantor Flaguim Moral.

O evento foi anunciado pelo presidente da Câmara, Marcos Duarte (SD). Segundo o vereador, os recursos para a festa partiram de parceiros do Legislativo e não teve dinheiro público envolvido. No entanto, o nome desses parceiros e nem o valor gasto não foram revelados. 

COINCIDÊNCIA?

Vale ressaltar que essa primeira festa realizada para comemorar o aniversário em 6 décadas da Casa de Leis foi escolhida no último ano da atual legislatura, ou seja, acontece no ano de eleições. A pergunta que fica no ar é: os parlamentares tiveram quatro anos pra realizar a festa e justamente em um ano de pleito eleitoral decidem fazer o evento para "reconhecer e divertir" a população? 

Se a ideia foi chamar atenção positivamente para eles, o tiro pode ter saído pela culatra dessa vez. 

POSTURA INCOERENTE

Um dos momentos mais bizarros durante o evento, foi quando os vereadores que estavam presentes subiram ao palco, quando o parlamentar Sargento Jorge Carneiro (PROS) chamou a atenção ao ser visto ao lado do presidente da casa, Marcos Duarte, portando uma arma de fogo na cintura e consumindo bebida alcoólica diretamente na boca da garrafa.

EXPECTATIVA

Antes do evento, o presidente da Câmara, vereador Marcos Duarte, destacou a importância da valorização da cultura e da realização deste show em comemoração ao aniversário da Casa do Povo: 

"Celebrar os 63 anos da Câmara é também celebrar nossa cultura, nossa identidade, nossa história. É uma oportunidade para a comunidade se reunir, se divertir e reconhecer o papel fundamental do Legislativo em nossa cidade. A Câmara continuará estando mais perto dos moradores de Araguaína”, ressaltou Marcos Duarte.

PRESENÇA CURIOSA

Um dos aliados de Duarte que prestigiou o evento foi o prefeito Wagner Rodrigues, que recentemente foi criticado pela classe artística do município ao decidir cancelar o carnaval e investir o recurso que seria destinado à festa para a realização de obras na cidade. 

REALIDADE 

Mas o que era para ser só alegria terminou com uma série de tumultos e agressões. Imagens registradas por populares mostraram várias brigas envolvendo agressões físicas.

Um dos vídeos que viralizou nas redes sociais, mostra  policiais militares agindo para barrar um dos episódios, momento em que um dos envolvidos acabou algemado e detido.

É claro que procuramos a Câmara Municipal para se esclarecer sobre os episódios, especialmente no âmbito da Segurança Pública. Tendo em vista que um evento de grande porte como esse necessita de reforço. Será que teve? E a quantidade foi suficiente? 

O QUE DIZ O PRESIDENTE

Por telefone, o vereador Marcos Duarte afirmou que além de policiais militares foram contratados seguranças particulares mas não disse a quantidade. 

Questionado sobre o valor do recurso e quem foram os parceiros que patrocinaram o evento, o presidente da Câmara apenas afirmou que quem bancou a festa foram empresários e associações mas não quis revelar os nomes e nem o valor usado para a festa.