Palmas
25º
Araguaína
24º
Gurupi
24º
Porto Nacional
25º
COLUNA

JOGO DO PODER

por Tony Veras
ENCONTRO ESTADUAL

Carlesse mostra força política com filiação em massa de lideranças ao PSL do Tocantins

12 agosto 2021 - 20h07Por Redação

O Partido Socialista Liberal (PSL) realizou hoje (12), na Assembleia Legislativa, o encontro estadual da sigla que foi marcado pela filiação de novos membros, entre eles, o presidente da Assembleia, deputado Antonio Andrade. Na oportunidade, o presidente do partido no Estado, governador Mauro Carlesse também deu posse à executiva do PLS Mulher.

O evento, que lotou o auditório e outras dependências da Casa de Leis, contando com a participação de dezenas de lideranças políticas, sendo a maioria prefeitos e vice-prefeitos. 

Afinidade

Andrade aceitou o convite do governador Mauro Carlesse e da deputada estadual Vanda Monteiro, vice-presidente regional do PSL, segundo ele por reconhecer no partido um ambiente favorável para desenvolver seu trabalho em prol dos tocantinenses.

"Tenho uma afinidade muito grande, tanto com o governador como com a deputada Vanda Monteiro, minha colega de parlamento. Agradeço aos companheiros que me seguem nesta jornada, tenho certeza que iremos fazer um belo trabalho juntos, pois temos o mesmo sonho, o de um Tocantins cada vez mais forte e melhor para se viver, com oportunidades para todos", disse.

Fortalecimento

O encontro representou um grande passo no fortalecimento do partido no Estado, que passou de cinco prefeitos para 23; saltou de três vice-prefeitos para 15; e passou de um deputado estadual para dois. Somente do grupo do presidente da Assembleia vieram dez prefeitos e 11 vices. A sigla também chegou a 33 vereadores em todo o Estado.

Entre os novos filiados estão os ex-petebistas Zé Antônio, prefeito de Fátima; e Heno Rodrigues, de Formoso do Araguaia e Thiago Soares, gestor de Lagoa da Confusão e que estava no Democratas.

Em seu discurso durante o evento, Andrade agradeceu aos prefeitos, vereadores e líderes políticos que o seguiram, ao também filiarem-se ao PLS. “Obrigado a todos vocês por mais esse gesto de confiança no nosso trabalho. “É um time de cerca de dez prefeitos e 11 vice-prefeitos, e em breve virão muito mais, porque confiam no trabalho do governador Mauro Carlesse. Juntos, faremos deste partido o maior do Estado do Tocantins”.

PSL Mulher

A filiação do presidente da Aleto aconteceu paralelamente ao Encontro Estadual do PSL Mulher. Durante o encontro, que visa a fortalecer a participação da mulher tocantinense na política, a prefeita de Gurupi, Josi Nunes, foi empossada presidente Estadual do PSL Mulher. 

Virgínia Andrade, esposa do Antonio Andrade, também filiou-se à sigla e passa a ocupar o cargo de primeira secretária do PSL Mulher do Tocantins.

Carlesse não disputará eleições

O evento também foi oportunidade do governador Mauro Carlesse garantir publicamente que não irá abandonar o mandato para ser candidato ao Senado Federal.

O gestor afirmou que irá deixar o Palácio Araguaia apenas no final do seu mandato que termina em dezembro de 2022, contudo, ressaltou que pretende participar ativamente do processo eleitoral com a escolha dos candidatos do grupo para as eleições do próximo ano. 

Sobre o grande número de filiações, Carlesse comemorou exaltando a liderança de Antonio Andrade que trouxe boa parte de aliados para a sigla e acrescentou: "...O que queremos é isso, a união de todos e fazer com que a gente consiga ter a maioria dos prefeitos e vereadores para fazer com que este Estado tenha uma linha de raciocínio, de prosperidade”, pontuou.