Palmas
33º
Araguaína
29º
Gurupi
27º
Porto Nacional
33º
COLUNA

JOGO DO PODER

por Tony Veras
"PARADA NECESSÁRIA"

Deputado Guimarães é diagnosticado com trombose e passa por cirurgia de urgência

10 dezembro 2023 - 12h32Por Tony Veras

 O deputado federal do Tocantins, Alexandre Guimarães (Republicanos) precisou passar por um procedimento cirúrgico de urgência após ser diagnosticado com trombose nas duas pernas. 

Em um post em seu perfil no Instagram nessa sexta-feira (09), o parlamentar informou que foi acometido pelo problema após intensas caminhadas a trabalho. Ele explicou que precisou fazer a cirurgia para "dissolver os trombos e retirada da safena".

Guimarães está em observação por conta do procedimento. (Foto: Reprodução Instagram)

Na postagem Guimarães explicou que a equipe médica recomendou mais 3 dias de observação para ele que depois disso deverá voltar às atividades normais aos poucos. 

"Tinha inúmeras agendas a serem cumpridas no Estado nesses dias, mas essa paralisação é necessária para voltarmos ainda mais firmes aos nossos propósitos", pontuou. 

O QUE É TROMBOSE?

A trombose é decorrente da formação de coágulos em lugares em que não houve sangramento. É caracterizada pela formação ou desenvolvimento de um coágulo sanguíneo (trombo) responsável por causar inflamação na parede do vaso. Em geral, os trombos se formam nos membros inferiores. Como sua estrutura é sólida e amolecida, um fragmento pode desprender-se e seguir o trajeto da circulação venosa que retorna aos pulmões para o sangue ser oxigenado. Nos pulmões, conforme o tamanho do trombo pode ocorrer um entupimento – a embolia pulmonar – uma complicação grave que pode causar morte súbita.