Palmas
24º
Araguaína
23º
Gurupi
24º
Porto Nacional
24º
INCENTIVO

Setas oferece esta semana vários cursos de geração de renda no Tocantins

27 agosto 2019 - 09h06

Cerca de 350 trabalhadores dos municípios de Porto Nacional e Colinas do Tocantins estão participando, nesta semana, de segunda a sexta-feira, 26 a 30, dos cursos de Inclusão Produtiva, promovidos pelo Governo do Tocantins por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas). A proposta é para incentivar o desenvolvimento profissional de famílias beneficiárias dos Programas de Transferências de Renda, da Gerência de Inclusão Produtiva.

Os cursos oferecidos são: Workshop da Beleza, que compreende: designer de sobrancelhas, maquiagem e cabeleireiro, Panificação Solidária e artesanatos, além do curso de gastronomia que está sendo ministrado em Colinas do Tocantins.

Público alvo

Famílias que se encontram em situação de extrema pobreza, inscritas no Cadastro Único do Governo Federal, com ênfase para os beneficiários do Programa Bolsa Família.

Para o diretor da Inclusão Produtiva, Valter Frota, as qualificações elevam a autoestima, possibilitando a inserção dos profissionais no mercado de trabalho. “São pessoas que buscam uma profissão ou querem se especializar e com o certificado em mãos têm mais oportunidades para conseguir um emprego ou mesmo montar um negócio”, afirmou.

Capacitações

Ofertados pelo Governo do Tocantins em parceria com as prefeituras municipais, as capacitações acontecem nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) das cidades citadas, e são voltadas para agricultores familiares, empreendedores da economia solidária, jovens e adultos, micro e pequenos empresários, famílias atendidas pelos programas de transferência de renda e organizações da sociedade civil.

Inclusão Produtiva

A inclusão produtiva articula ações e programas que favorecem a inserção das pessoas no mundo do trabalho por meio do emprego formal, do empreendedorismo ou de empreendimentos da Economia Solidária.

No período de janeiro a agosto, deste ano, a Inclusão Produtiva capacitou e atendeu mais de oito mil trabalhadores, em 24 municípios do Tocantins.