Palmas
30º
Araguaína
29º
Gurupi
31º
Porto Nacional
31º
INTERIOR DO TOCANTINS

Bebê recém-nascida é abandonada de madrugada na calçada de hospital

07 junho 2021 - 17h58Por G1 Tocantins

Uma recém-nascida foi abandonada na porta do Hospital de Pequeno Porte de Ponte Alta do Tocantins, na região do Jalapão, na madrugada desta segunda-feira (7). A menina foi encontrada pelo guarda da unidade, enrolada em camisetas e em um lençol. O caso foi confirmado pelo secretário de saúde do município João Coelho de Sousa.

De acordo com a conselheira tutelar Lucineide Dantas, a menina pode ter nascido horas antes de ser abandonada, pois o cordão umbilical ainda sangrava. Ela relatou que o guarda escutou o choro e encontrou a bebê na calçada do hospital.

O Conselho Tutelar foi acionado por volta das 5h40 e registrou um boletim de ocorrência. A criança foi levada para o hospital, onde está sob os cuidados dos profissionais de saúde. Ela está bem, segundo a conselheira.

Assim que receber alta, a criança deve ser acolhida por uma família temporária, até que haja uma decisão judicial encaminhando a bebê para a fila de adoção.

A Polícia Civil informou que a delegacia de Ponte do Tocantins foi comunicada na manhã de hoje sobre o possível abandono de recém-nascido no município. Segundo a polícia, a criança foi prontamente atendida, encontra se em bom estado de saúde e não apresenta sinais de violência.

Preliminarmente, considerando a situação na qual o bebê foi achado, a hipótese mais provável é a de que o parto tenha ocorrido fora de ambiente hospitalar. O cobertor que envolvia o bebê foi recolhido e será submetido a perícia”, diz nota.

A polícia afirmou ainda que estão sendo realizadas diligências para identificar a mãe da recém-nascida, bem como quem a teria abandonado e as razões para isso. O Ministério Público foi comunicado do caso e qualquer pessoa que tenha informações que ajudem a localizar a mãe da criança pode entrar em contato com a delegacia.