Palmas
25º
Araguaína
24º
Gurupi
23º
Porto Nacional
26º
FISCALIZAÇÃO

Caminhoneiros com passagem pela polícia são apreendidos transportando madeira ilegal

29 agosto 2022 - 17h00Por Da Redação

Nos últimos três dias a Polícia Rodoviária Federal (PRF), realizou várias apreensões de madeiras ilegais em duas cidades do Tocantins. Dois dos motoristas detidos já tinham passagem pela polícia. 

As ocorrências foram registradas nas cidades de Gurupi no Sul do Estado e Luzinópolis na região Norte. 

Em Gurupi 

A primeira ocorrência foi registrada na sexta-feira (26), no Km 666 da Br-153, próximo à cidade de Gurupi, quando um veículo de carga em trânsito recebeu ordem de parada e em seguida, foram realizadas as fiscalizações da madeira transportada.

A ação contou com a parceria da Polícia Militar Ambiental, que pôde constatar que o volume da carga mais de 50m³ de madeira do tipo cupiúba, era diferente do declarado na nota fiscal e guia florestal apresentada pelo condutor. Além disso, foi analisado que havia um excesso de aproximadamente 17 toneladas no peso bruto total e de quase 3 toneladas na capacidade máxima de tração do veículo.

Em Luzinópolis 

Já na madrugada de sábado (27), agentes da PRF pararam dois caminhões entre o Km 70 e 72 da BR 230 e durante a abordagem localizaram quase 80m³ de madeira transportada sem a documentação fiscal necessária. Nesta ocorrência, foi descoberto que os condutores dos veículos, tinham passagens justamente por crimes contra o meio ambiente.

A terceira apreensão aconteceu por volta das 7 horas da manhã também do sábado (27). A equipe policial abordou e constatou que as documentações de um homem que conduzia outro veículo de carga, não acobertavam o transporte dos 34m³ de madeira nativa serrada verificados na abordagem.

Em todos os casos citados, os responsáveis pela carga foram autuados e toda a madeira apreendida foi encaminhada para os órgãos ambientais competentes de cada município.