Palmas
30º
Araguaína
30º
Gurupi
28º
Porto Nacional
27º
VIOLÊNCIA

Catador de 71 anos morre após ser agredido com pauladas no meio da rua

06 fevereiro 2024 - 08h29

O catador Valentin Rodrigues Medrado, de 71 anos, foi agredido com pauladas enquanto recolhia materiais recicláveis em Gurupi, no sul do estado. Ele precisou ser transferido para Palmas, mas não resistiu aos ferimentos e morreu nesta segunda-feira (5). O suspeito da agressão está sendo procurado pela polícia.

SIGA o Portal O Norte nas redes sociais: FacebookTwitter e Instagram

O crime aconteceu na tarde de sábado (3), no setor Campos Belos. Uma câmera de monitoramento da rua 8 registrou toda a ação criminosa. (Assista o vídeo acima)

É possível ver que Valentin está de bicicleta e carregando materiais que cata pela cidade em sacolas, por volta das 15h. Ele se aproxima da lixeira que fica na frente de uma casa, possivelmente para pegar algo que possa servir como reciclável. Um homem sai da casa, se aproxima do idoso e parece puxar algo das sacolas.

Pouco tempo depois, o homem entra novamente na casa e Valentin tenta recolher os materiais que ficaram caídos próximo à calçada. De repente, o agressor aparece novamente com um pedaço de madeira e bate na cabeça do idoso pelo menos duas vezes. A vítima cai no meio da rua e o homem sai correndo.

A família contou ao g1 que Valentin foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levado para o hospital da cidade. Pela gravidade dos ferimentos, precisou ser transferido para o Hospital Geral de Palmas (HGP), onde morreu.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) explicou que ele havia sido acolhido na unidade e "mesmo com todos os esforços das equipes [...] o paciente Valentin Rodrigues Medrado foi a óbito nesta segunda-feira".

Os parentes do idoso registraram boletim de ocorrência sobre a agressão no domingo (4). A Polícia Civil informou que o suposto autor do espancamento foi identificado pela 87ª Delegacia de Gurupi.

Como Valentin acabou morrendo em decorrência dos ferimentos, agora o caso é tratado como homicídio, as investigações terão andamento na Divisão de Homicídios e Proteção a Pessoa.

Parentes da vítima informaram que o corpo seguirá para Gurupi. Mas não deram informações sobre o local de velório e enterro. Valentin era divorciado e deixa três filhos.

*G1 Tocantins