Palmas
28º
Araguaína
30º
Gurupi
30º
Porto Nacional
32º
MARCAS DA VIOLÊNCIA

Dono de bar agredido com barra de ferro terá que fazer cirurgias para reconstruir o rosto

26 fevereiro 2024 - 20h41Por

Manoel Soares Lima, de 71 anos, deve fazer pelo menos três cirurgias para reconstruir o rosto, que ficou ferido após um homem, de 19 anos, o agredir com uma barra de ferro.

O crime aconteceu no dia 13 de fevereiro em Guaraí, depois do suspeito discutir com o idoso, dono de um bar, e o golpear quatro vezes na cabeça. Segundo a família, ainda não há previsão de quando as cirurgias serão realizadas.

"Ele precisa passar por vários procedimentos cirúrgicos, um deles é no buco maxilar. Precisa também do oftalmologista para cirurgia e depois uma plástica. O nosso desespero é dele perder a visão, o caso dele não é fácil, é bem complicado", explicou a filha de Manoel, Any Carla.

Segundo a filha, após a agressão o pai foi levado para o hospital de Guaraí. No dia 15 deste mês ele chegou a ser transferido para o regional de Araguaína e no dia 18, Manoel foi encaminhado para o Hospital Geral de Palmas, onde aguarda o procedimento cirúrgico.

"Ele saiu de Guaraí para a Araguaína, eles alegam que teria recurso em Araguaína, porque o caso dele é grave. Lá em Araguaína, ele chegou e ficou no corredor, com muita luta e pedido de ajuda a gente conseguiu botar no quarto. Passou o final de semana lá e não fez exame nenhum. Ele precisava de uma ultrassonografia. Aí foi transferido no dia 18 para Palmas, alegando que teria recurso e ele continua internado", contou.

Em nota, a Secretaria Estadual de Saúde informou que o paciente está sob os cuidados da equipe multiprofissional do HGP e a cirurgia está programada para esta quarta-feira (28). (Veja a nota completa abaixo)

 

O idoso também teve ferimentos no braço e costela. Segundo a família, o caso mais grave é na região do rosto, principalmente em um dos olhos, onde ele recebeu pontos.

"Essa parte do olho da pálpebra não tem mais, foi costurado lá em Guaraí, no pronto-socorro. Levaram ele acho que para tentar salvar alguma coisa, mas o olho está emendado vai ter que arrancar a pele de outro lugar e fazer uma reconstrução. Quebrou muito o osso, não foi só um osso do rosto, foi bastante, tem bastante lugar quebrado no rosto dele. Ele está sentindo muita dor, mas a gente não tem condição de ir para um particular", disse a filha.

Relembre o caso

O caso foi registrado na terça-feira (13) de Carnaval, em Guaraí na região central do Tocantins. Segundo a Polícia Civil, o suspeito teria sido repreendido pelo idoso, dono de um bar na cidade, por estar comercializando drogas no local. Em seguida o jovem deu quatro golpes na cabeça de Manoel com uma barra de ferro. O nome do suspeito não foi divulgado.

Na época, a Polícia Militar informou que durante a briga, o jovem saiu do local e depois retornou com uma barra da ferro. Segundo a polícia, o neto da vítima ainda tentou socorrer o avô, atingindo o suspeito com uma barra de ferro. A vítima chegou a ser a levada ao hospital pelos familiares.

Conforme a Polícia Civil, o suspeito está preso na Unidade Penal Regional de Guaraí, onde deverá responder pelo crime de tentativa de homicídio qualificado.

Nota da Secretaria de Saúde

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-TO) informa que o referido paciente segue internado no Hospital Geral de Palmas (HGP), sob os cuidados da equipe multiprofissional e com programação cirúrgica para a próxima quarta-feira, 28.

A SES-TO destaca que com base no artigo 1º da resolução n.º 1.638/2002, do Conselho Federal de Medicina (CFM), não é autorizada a repassar informações contidas nos prontuários de pacientes, sem a autorização do mesmo, ou familiar responsável.

*G1 Tocantins