Palmas
31º
Araguaína
29º
Gurupi
33º
Porto Nacional
31º
SUPERMERCADOS CAMPELO 2
Supermercados Campelo Agosto
FORMOSO DO ARAGUAIA

Família de indígena que morreu afogado recusa remoção do corpo pelo IML

03 maio 2025 - 08h43Por Da Redação

O corpo de um homem indígena de 36 anos foi encontrado na sexta-feira (2), no rio Javaés, em Formoso do Araguaia, região sudoeste do Tocantins. A vítima foi identificada como Simeão Javaé, da aldeia Txuiri.

Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.

Segundo a Polícia Militar, Simeão havia desaparecido na noite anterior, após entrar no rio para tomar banho, supostamente após consumir bebida alcoólica durante o dia.

DESAPARECIMENTO 

O caso aconteceu na região conhecida como Porto do Piauí, dentro da aldeia Txuiri. De acordo com informações repassadas pela PM, o indígena entrou na água por volta das 18h40 de quinta-feira (1º) e não foi mais visto.

Na manhã seguinte, a Polícia Militar foi informada pelo cacique da aldeia que o corpo havia sido encontrado cerca de seis quilômetros do ponto onde Simeão desapareceu.

FAMÍLIA RECUSOU REMOÇÃO DO CORPO

Equipes da perícia e do Instituto Médico Legal (IML) de Gurupi foram acionadas para o local. No entanto, segundo a Secretaria da Segurança Pública do Tocantins, a família da vítima não autorizou o recolhimento do corpo, que permanece sob os cuidados da comunidade indígena, respeitando a decisão local.

FUNAI CONFIRMA ENTERRO 

A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) informou que o velório e sepultamento de Simeão acontecerão na aldeia Canoana, onde a comunidade deve realizar os ritos tradicionais de despedida.

BOMBEIROS FORAM ACIONADOS

O Corpo de Bombeiros também foi chamado para atender a ocorrência. Até o momento, não houve retorno oficial da corporação sobre os detalhes da operação.