Palmas
28º
Araguaína
32º
Gurupi
28º
Porto Nacional
25º
EM LUZIMANGUES

Filhote de gato-mourisco é encontrado por morador e entregue à PM

15 junho 2022 - 11h11Por Ascom BPMA

Nesta terça-feira, 14, a Polícia Militar, por meio do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), foi acionada por um morador do Distrito de Luzimangues que encontrou, em meio a uma pilha de estacas no quintal de sua chácara, um filhote fêmea de gato-mourisco (Herpailurus yagouaroundi).

De imediato, a equipe do BPMA foi até o local para realizar o resgate do animal e por aparentar um pouco debilitado e ainda ser filhote, os policiais entraram em contato com profissionais do Centro de Fauna do Naturatins (CEFAU), para que o filhote recebesse os primeiros cuidados. 

Após avaliação, verificou-se que o animal estava desidratado e desnutrido, além de apresentar miíase (larvas) pelo corpo. O animal ficará à disposição do CEFAU para, posteriormente, ser definido o destino do animal em conformidade com as normas legais ambientais.

A Polícia Militar orienta a população que ao se deparar com esse tipo de situação, é importante acionar imediatamente os órgãos ambientais para que sejam adotadas as medidas necessárias para a destinação do animal. Devido às queimadas, situações semelhantes podem ocorrer, pois os animais adultos ao empreenderem fuga se distanciam dos filhotes.