Palmas
26º
Araguaína
27º
Gurupi
28º
Porto Nacional
24º
EM TALISMÃ

Incêndio atinge plantação de sorgo em fazenda na zona rural

25 julho 2022 - 14h53Por G1 Tocantins

Parte de uma lavoura de sorgo foi destruída por um incêndio neste domingo (24), na zona rural de Talismã, no sul do estado. As chamas começaram em uma colheitadeira e foram controladas por brigadistas do município e funcionários da propriedade. Ninguém se feriu.

Este foi o segundo incêndio de grandes proporções registrado em propriedade rural da cidade no domingo. O primeiro atingiu uma palhada de milho e a nuvem de fumaça chegou até um bairro da cidade.

Segundo a Defesa Civil de Talismã, o segundo incêndio aconteceu a 40 quilômetros da primeira ocorrência. Quando os brigadistas chegaram ao local encontraram uma lavoura de sorgo e uma colheitadeira em chamas.

O dono da fazenda estava operando a máquina sozinho e contou que as chamas começaram nas peneiras. Ao perceber o princípio de incêndio ele suspendeu a operação e conseguiu apagar o fogo da máquina só que as chamas passaram para a lavoura.

A Brigada Anjos da Selva prestou apoio e conseguiu controlar o incêndio. Foram destruídos 34 hectares de lavoura.

Calor e risco de queimadas

O Tocantins já está no período mais quente do ano. As altas temperaturas, baixa umidade e ventos fortes formam um ambiente propício para a propagação de queimadas. Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), neste ano já foram identificados 4.090 focos de incêndio no estado.

O número é 12% maior que o registrado no mesmo período do ano passado, quando foram 3.626 focos.

Em 2022 o estado e os municípios têm investido na formação e contratação de brigadistas. Visitas também vêm sendo realizadas em propriedades rurais no interior do estado para tentar conscientizar os produtores sobre o risco de manejar o fogo de forma incorreta.