Araguaína
38º
Gurupi
35º
Porto Nacional
34º
Palmas
34º
SUPERMERCADOS CAMPELO 2
Supermercados Campelo Agosto
AUDIÊNCIA DE CUSTÓDIA

Justiça mantém prisão de prefeito de Palmas e vice assume gestão temporária

28 junho 2025 - 08h47Por Da Redação

O prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos (Podemos), foi preso nesta sexta-feira (27) pela Polícia Federal durante a 10ª fase da Operação Sisamnes. Após passar por audiência de custódia, ele foi encaminhado ao Quartel do Comando-Geral da Polícia Militar, onde ficará detido.

Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.

A ordem de prisão preventiva foi expedida pelo ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF), com base em novos elementos que indicam envolvimento do prefeito no vazamento de informações sigilosas sobre inquéritos em tramitação no Superior Tribunal de Justiça (STJ).

OUTROS DOIS PRESOS

Além do prefeito, também foram presos o advogado Antônio Ianowich Filho e o policial civil Marco Augusto Velasco Nascimento Albernaz. Os três tiveram as prisões mantidas após audiência e seguirão detidos no quartel da PM.

REDE DE INFLUÊNCIA

Segundo a Polícia Federal, há indícios de que Eduardo Siqueira monitorava investigações em andamento e compartilhava dados confidenciais com aliados, o que teria interferido em ações policiais. O objetivo seria proteger aliados políticos e construir uma rede de influência.

Em uma das conversas interceptadas, o prefeito cita ter recebido informações antecipadas de um ministro do STJ, João Otávio de Noronha, sobre o afastamento de desembargadores ainda em 2010. O diálogo foi com o advogado Thiago Marcos Barbosa, sobrinho do governador Wanderlei Barbosa (Republicanos), que está preso desde março.

PREFEITO NEGA CRIMES 

Em entrevista à TV Anhanguera ao passar pelo IML, Eduardo disse estar “com a mesma serenidade de sempre”. A Prefeitura de Palmas informou que a decisão judicial será respeitada e que Eduardo Siqueira colaborará com as investigações. A gestão ressaltou que o caso não tem relação com a administração atual.

VICE ASSUME PREFEITURA DE PALMAS

Com a prisão de Eduardo Siqueira, o vice-prefeito Carlos Velozo (Agir) assume a chefia do Executivo municipal. A nomeação como prefeito em exercício será publicada no Diário Oficial do Município ainda nesta sexta-feira (27).

DEFESAS AINDA TENTAM REVOGAR PRISÕES

O advogado de Marco Augusto informou que já pediu a revogação da prisão e, caso seja negada, irá recorrer. A Secretaria da Segurança Pública acompanha o caso por meio da Corregedoria-Geral. A OAB-Tocantins também se manifestou, afirmando que não teve acesso à decisão judicial, mas está tomando medidas para garantir as prerrogativas do advogado preso.

ENTENDA A OPERAÇÃO SISAMNES

A Operação Sisamnes investiga um grupo suspeito de acessar, articular e repassar informações sigilosas para frustrar investigações da Polícia Federal e proteger aliados políticos. A investigação aponta o envolvimento de agentes públicos, advogados e operadores externos. Eduardo Siqueira já havia sido alvo de busca e apreensão na 9ª fase da operação, realizada em maio.