Palmas
26º
Araguaína
24º
Gurupi
24º
Porto Nacional
25º
EM ARAGUAÍNA

Músicos e donos de adega vão parar na delegacia após denúncia de festa clandestina

09 agosto 2021 - 10h29

Uma operação da Polícia Civil realizada neste final de semana em Araguaína resultou na apreensão de carro, aparelhagens de som e ainda a detenção de várias pessoas incluindo músicos e o dono de uma adega. 

De acordo com o delegado, Fernando Rizério Jayme, a ação, que contou com apoio da Polícia Militar e do Departamento de Posturas e Edificações de Araguaína (DEMUPE), faz parte do planejamento estabelecido através de reuniões e tem como objetivo intensificar as fiscalizações para coibir as infrações de oriundas da instalação de aparelhagem de som e que causam perturbação aos moradores da cidade.

As operações têm se intensificado e ocorrerão, também, durante o dia, já que o horário de funcionamento das delegacias foi normalizado.

Carro com som automotivo

No decorrer dos trabalhos, houve apreensão de um veículo com grande quantidade de aparelhagem sonora em seu interior e que descumpria as legislações, por estar ligado e trafegando pelas vias da cidade.

Aglomeração 

A operação também resultou no encerramento de uma festa irregular que ocorria na calçada de uma adega no setor Lago Sul 1, sem autorização dos órgãos competentes, não se enquadrando nas exceções previstas no decreto municipal e com aglomeração de aproximadamente 50 pessoas, sem máscaras, sem as medidas sanitárias esperadas e sem distanciamento social.

A localização do evento clandestino deu-se através de várias denúncias recebidas tanto pela PM, PC e DEMUPE, nos canais de denúncias respectivos, o que chamou a atenção das autoridades para a relevância.

Como resultado da intervenção, seis pessoas foram conduzidas à delegacia em tese, por: aglomeração, injúria, ameaça, injúria qualificada e perturbação da paz e sossego públicos, englobando os músicos e o proprietário da adega.

A aparelhagem sonora profissional, que estava em local irregular e não autorizável e que cuja pressão sonora medida alcançou os 99.5 decibéis, foi apreendida.

A festa, que foi divulgada em grupos de redes sociais, fazia propaganda de forró, em plena via pública, desconsiderando os protocolos municipais e as medidas restritivas, com irresponsabilidade.

Segundo o delegado Fernando Rizério: “As festas não estão liberadas porque ainda passamos por um momento complicado na manutenção das vidas e da capacidade da estrutura da rede de saúde pública de Araguaína, e, mesmo que estivessem, aquele evento como ocorreu não poderia ser liberado por afrontar as normas e o direito da vizinhança. Todos os participantes, que se aglomeravam, estavam infringindo o Art. 268 do CP e as investigações procurarão identificar quantos possíveis para processá-los perante a justiça. Quanto aos veículos de som automotivo, as operações serão constantes e rigorosas, com apreensões e processos criminais, inclusive”, afirmou a autoridade policial. 

Denúncias de som automotivo ou crimes de perturbação do sossego podem ser feitas no site da delegacia virtual, através do telefone 197 da Polícia Civil ou também na DEMUPE e, em situações de flagrante, no 190, para apreensão e encaminhamento posterior à delegacia de polícia.