Palmas
32º
Araguaína
33º
Gurupi
34º
Porto Nacional
31º
MANDADO DE PRISÃO

Pai investigado por abusar sexualmente da filha é preso pela Polícia Civil

20 janeiro 2024 - 08h20

Um homem de 37 anos, suspeito de abusar sexualmente de sua própria filha no município de Itaguatins, no extremo Norte do Estado, foi preso pela Polícia Civil do Tocantins por meio de ação realizada pelas equipes da 16ª Delegacia de Polícia Civil de Itaguatins. A ação ocorreu na noite desta quinta-feira, 18, na zona rural da cidade de João Lisboa (MA), em cumprimento a mandado de prisão preventiva.

SIGA o Portal O Norte nas redes sociais: FacebookTwitter e Instagram

O delegado Antônio Bandeira, responsável pelo caso, explica que a ação foi deflagrada depois que chegou ao conhecimento da Polícia Civil de que um indivíduo estaria abusando sexualmente da própria filha, na cidade de Itaguatins. “Há alguns dias, fomos informados pelo Conselho Tutelar de que uma menor de idade estaria sofrendo abusos sexuais praticados pelo próprio pai. Com base no relato, iniciamos as diligências investigativas e conseguimos confirmar a veracidade dos fatos. A vítima foi ouvida e confirmou que os abusos teriam ocorrido por mais de 10 vezes, ao longo do ano de 2023. Além da confissão da vítima, exames periciais realizados também confirmaram os abusos”, informou a autoridade policial.

Os crimes

As investigações da Polícia Civil também apontaram que o suspeito se aproveitava da ausência da mãe da criança para praticar os abusos, que eram cometidos com violência, sendo que algumas vezes o indivíduo estava bêbado  e ameaçava a própria filha, dizendo que se ela contasse algo a alguém, ele a mataria e também sua mãe.

“No início dos abusos, a vítima lutava e implorava para que o pai não praticasse os estupros, mas era agredida de forma severa, sendo que após reiterados abusos, a vítima já não esboçava mais reação”, disse o delegado.

Captura no Maranhão

Com o aprofundamento das investigações, os policiais civis da 16ª DP conseguiram localizar o paradeiro do investigado, o qual estava em  um povoado, chamado Capenga D'água, na zona rural de João Lisboa (MA). Desse modo, na tarde desta quinta-feira, foi montada uma operação para prender o indivíduo, que só foi capturado próximo às 22 horas.

“Por ser profundo conhecedor da região e já sabendo que estava sendo investigado, o homem sempre tentava ludibriar as forças policiais, se embrenhando na mata ou se escondendo em locais de difícil acesso, mas hoje, ele foi encontrado e capturado”, disse o delegado Antônio Bandeira. 

O homem foi conduzido até a Central de Atendimento da Polícia Civil, em Imperatriz, e após os procedimentos necessários, será transferido para o Tocantins, para que possa responder por seus atos.

Para o delegado Antônio Bandeira, a ação que resultou na localização e captura do indivíduo é de grande relevância, visto que ele é apontado como o principal suspeito de praticar crimes gravíssimos contra a própria filha. “Com a prisão do suspeito, interrompe-se um ciclo de terror e medo, pois além de abusar sexualmente da própria filha, o homem ainda a ameaçava para assegurar a impunidade do crime, o que causou sequelas físicas e emocionais na vítima”, ressaltou.

*SSP-TO