Palmas
31º
Araguaína
34º
Gurupi
34º
Porto Nacional
32º
OCORRÊNCIAS DE TRÂNSITO

Palmas lidera ranking no TO de acidentes envolvendo postes

14 dezembro 2023 - 11h27

Este ano, já foram registradas 337 ocorrências de trânsito envolvendo postes. No período analisado, é como se um poste fosse derrubado por dia no Tocantins. Apesar de alarmante, o número é cerca de 40% menor comparado ao mesmo período de 2022. Mesmo com a redução nos casos, os cuidados devem ser redobrados por conta das festividades de fim de ano, quando o número tende a subir pela movimentação de viagens e consumo de bebidas alcoólicas. 

SIGA o Portal O Norte nas redes sociais: FacebookTwitter e Instagram

No pódio dos municípios com maior número postes abalroados está Palmas, com 73 ocorrências, seguido de Araguaína, com 26 registros e Porto Nacional, com 25 eventos. De acordo com o gerente de operações da Energisa Tocantins, Alberto Cunha, todo acidente envolvendo postes é preocupante, pois além do risco para a segurança do motorista e de pessoas que trafegam pelo local, podem também interromper o fornecimento de energia para residências, comércios, instituições de saúde, entre outros. 

“O risco de choque elétrico para quem está dentro ou fora do veículo é altíssimo,ainda mais se houver o rompimento dos cabos de energia. Mesmo a rede de distribuição da Energisa sendo equipada com tecnologia deproteçãoparainterrompero fornecimento em situações como essas,é sempre importante considerar a rede energizada e tomar medidas de precaução neste tipo de situação”, reforça o gerente. 

Além do risco para a segurança, colidir com um poste pode resultar em custos financeiros para o motorista responsável. É o que explica o Coordenador do Centro de Operações da Energisa Tony Franco. "A substituição de uma nova estrutura pode demandar de três a quatro horas e custa em média R$ 3 mil. Entretanto, esse valor pode chegar a ultrapassar os R$ 30 mil, especialmente se envolver transformadores e outros equipamentos. Ainda assim, nossa maior preocupação sempre é a vida e a segurança dos envolvidos nos acidentes. Por isso, é fundamental ressaltar constantemente a importância da atenção ao volante”, comenta o coordenador. 

A principal recomendação de segurança em caso de acidente envolvendo um poste é permanecer dentro do veículo, se possível, e contatar imediatamente o Corpo de Bombeiros e a Energisa. "Embora seja comum as pessoas presentes no local quererem prestar ajuda, tirar fotos ou filmar o acidente, é importante manter uma distância segura para evitar o risco de descargas elétricas", completa Franco.  

Em caso de urgência envolvendo a rede elétrica, avise aEnergisa. O atendimento pode ser realizado pelo telefone 0800 721 3330,aplicativoEnergisaOn, redes sociais, sitewww.energisa.com.br ou peloWhatsApp, por meio de mensagem para aGisa, pelo link www.gisa.energisa.com.br. 

*Ascom