Palmas
30º
Araguaína
27º
Gurupi
26º
Porto Nacional
30º
TOCANTINS

PF cumpre mandados de prisão, busca e apreensão contra fraudes no seguro-desemprego

26 maio 2021 - 08h46Por Redação

Em uma operação intitulada "Abre-te, Sésamo" que investiga fraudes no seguro-desemprego, a Polícia Federal cumpre na manhã desta quarta-feira (26),  2 mandados de prisão, 8 de buscas e apreensão, sequestro de bens e ainda uma prisão temporária, em Palmas capital do Tocantins. 

De acordo com a PF, os investigados supostamente utilizavam empresas fictícias para criar vínculos trabalhistas e depois solicitar o benefício pago pelos cofres públicos. A fraude foi constatada pelo Núcleo Regional de Inteligência Previdenciária e Trabalhista no Tocantins (Nuint) que identificou centenas de parcelas do seguro-desemprego pagas de forma indevida.

As ordens judiciais foram expedidas pela 4ª Vara Federal de Palmas.  

Agora a polícia bisca também identificar todas as pessoas e empresas que tiveram envolvimento nas fraudes, através da análise dos materiais apreendidos e as movimentações bancárias dos envolvidos. Os bens sequestrados serão destinados a ressarcir o prejuízo aos cofres públicos, que estimado chega a R$ 600 mil reais.

ainda conforme a polícia, os envolvidos ideverãoo responder pelos crimes de estelionato majorado, falsidade Ideológica e organização criminosa. As penas somadas podem chegar a 20 anos de reclusão.

O nome da operação faz referência à história de Ali Babá e os Quarenta Ladrões, a expressão Abre-te Sésamo seria o código para a abertura de uma caverna na qual quarenta ladrões escondiam um tesouro.