Palmas
26º
Araguaína
24º
Gurupi
27º
Porto Nacional
27º
TOCANTINS

PF cumpre mandados em 5 cidades para combater grupo de assaltantes

27 novembro 2019 - 07h52Por Com informações do G1 Tocantins

A Polícia Federal cumpre nesta quarta-feira (27), três mandados de prisão preventiva e cinco de busca e apreensão em uma operação intitulada "Gato do Mato" que visa desarticular um grupo criminoso especializado em arrombamento de agências dos Correios. 

Ao todo 35 policiais participam da operação que é realizada em Palmas, Pedro Afonso, Porto Nacional, Almas e Formoso do Araguaia.

Os mandados foram expedidos pela 4ª Vara Federal do Tocantins e as investigações iniciaram após o furto e arrombamento da agência localizada em Pedro Afonso na madrugada do dia 7 de abril deste ano. Na época os criminosos chegaram a ser abordados por militares mas conseguiram escapar à pé deixando para trás, o veículo usado na fuga.

Em maio, um dos suspeitos do arrombamento morreu durante confronto com a PM após ser encontrado com outros dois suspeitos próximo ao rio Araguaia. Eles estavam na região de Caseara com um veículo roubado em um comércio de Luzimangues, distrito de Porto Nacional. Durante a ação um policial foi alvejado no peito, mas foi protegido pelo colete.

O nome da operação faz referência ao gato do mato, animal terrestre de hábitos noturnos, muito ágil e que costuma caçar e se deslocar durante a noite, para se proteger dos predadores diurnos. Os investigados devem responder pelo crime de furto qualificado, cuja pena pode superar 10 anos de reclusão.